11.12.17

CELEBRAÇÃO EM DEFESA DO MOVIMENTO SINDICAL E LIBERDADE DE IMPRENSA LOTA PLENÁRIO DA OAB NO RIO DE JANEIRO

ROGER MCNAUGHT -

A parceria entre a TRIBUNA DA IMPRENSA Sindical e o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, resultou em uma inédita iniciativa com entrega de prêmios em Defesa do Movimento Sindical e Liberdade de Imprensa.

Carlos Augusto Addor, Daniel Mazola, Aderson Bussinger e Carlos Pronzato, na mesa de abertura do evento / fotos: Ana Clara Salles.
Apesar de todos os sucessivos ataques sofridos pelos trabalhadores, sindicatos e imprensa por parte do atual (des)governo e suas medidas anti-povo, a noite do dia 7 de dezembro de 2017, foi marcada por uma reafirmação do compromisso popular que vem guiando sindicatos, jornalistas e advogados há décadas no país.

Com a presença de autoridades e centenas de pessoas, que lotou o Plenário Modesto da Silveira, na sede da OAB-RJ, o site Tribuna da Imprensa Sindical e o Centro de Documentação e Pesquisa da Ordem dos Advogados do Brasil realizaram uma celebração que reuniu os nomes mais marcantes, presentes e atuantes das forças populares, distribuídos entre os movimentos sindicais, de imprensa e do direito popular, que dia após dia enfrentam uma conjuntura inóspita em tempos de golpe de estado.

Exibição do filme “1917: A Greve Geral” do  cineasta Carlos Pronzato
O evento organizado pelo jornalista, Diretor e Editor da Tribuna da Imprensa Sindical, Daniel Mazola, pelo advogado e Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Aderson Bussinger e pela jornalista Iluska Lopes, premiou presidentes e dirigentes de diversos Sindicato, Federações e Centrais em reconhecimento pelas boas lutas. "(...) tal iniciativa nunca havia ocorrido dentro da OAB-RJ, pretendemos fazer desse evento uma marca em defesa do Movimento Sindical e pela Liberdade de Imprensa, seguiremos com a Tribuna da Imprensa Sindical promovendo e realizando a partir de 2018 diversos eventos culturais e de formação política", destacou o advogado trabalhista Aderson Bussinger, Diretor da OAB/RJ.

Iniciando pelas lideranças sindicais mais combativas, o evento entregou condecorações aos nomes de mais relevância no cenário atual, logo após a exibição do filme “1917: A Greve Geral” do brilhante cineasta Carlos Pronzato – filme que detalha toda a história do surgimento do sindicalismo brasileiro e a inestimável contribuição do movimento anarquista e do anarco-sindicalismo em nossa história.

Lucas Rubio, Paulo Gomes, Eusébio Pinto Neto e Emanuel Cancella foram alguns dos homenageados da noite
PREMIAÇÃO - Além da premiação a diversas lideranças de categorias da classe trabalhadora e jornalistas, colaboradores da imprensa livre e popular também foram homenageados neste evento. Confira aqui os 'Destaques 2017'.

Após as premiações, um breve coquetel regado com a ‘Magnífica’ cachaça brasileira. A noite encerrou com sentimento de esperança, renovação e espírito de luta diante das adversidades que se levantam no horizonte. Em 2018 realizaremos a 2ª Edição do evento que se confirmou de grande sucesso e prestígio, seguiremos promovendo diversos eventos culturais e de formação política. Parabéns aos lutadores que mais se destacaram em 2017. (colaborou Iluska Lopes).

---
Leia também:

MEMBROS DA CHAPA VILLA-LOBOS RECEBEM CONDECORAÇÃO DO DIRETOR DA TRIBUNA DA IMPRENSA SINDICAL NO SALÃO NOBRE MODESTO DA SILVEIRA NA OAB

EUSÉBIO PINTO NETO RECEBEU HOMENAGEM DA TRIBUNA DA IMPRENSA SINDICAL EM NOITE DE CELEBRAÇÃO NA OAB-RJ
PRESIDENTE DO SINPOSPETRO-NITERÓI RECEBE PRÊMIO

FORÇA-RJ É PREMIADA EM CELEBRAÇÃO EM DEFESA DO MOVIMENTO SINDICAL E LIBERDADE DE IMPRENSA NA OAB/RJ

CONFRATERNIZAÇÃO DA FAMÍLIA CSB-RJ, 2018 SERÁ DE LUTA