EMANUEL CANCELLA -
Gilmar, quando soltou o banqueiro Daniel Dantas e o médico estuprador Roger Abdelmassih talvez nem tenha recebido qualquer crítica do PIG (Partido da imprensa golpista). Entretanto na hora que soltou o José Dirceu e o casal Garotinho, a Globo pediu sua cabeça e Gilmar virou capa da Veja como maldito.
Confesso que sempre tive uma admiração pelo bom bandido. Bom bandido é aquele que, lamentavelmente, substitui o Estado nas comunidades pobres. O ideal seriam as políticas públicas atendendo nas comunidades, mas em sua ausência é o bandido que fornece o botijão de gás para morador da comunidade, compra remédio, faz o enterro e manda levar ao hospital o vizinho da comunidade adoentado. E muito mais, ao seu jeito, inclusive cuida até da segurança na comunidade.
Esse bandido, quando vai preso ou morto pela polícia, a comunidade reage!
O ministro Gilmar Mendes, como já disse em meu blog, dá uma no cravo e outra na ferradura. Cansei de falar mal do Gilmar, mas hoje vou elogiar. Ele soltou o ex-ministro José Dirceu e o casal de ex-governadores do Rio, Rosinha e Garotinho. Na verdade, os três nunca deveriam ser presos, já que nenhum deles foi condenado a nada, já que contra eles há só denúncias, baseadas em suspeitas. Quero que me provem o contrário!
E os três, Dirceu, Rosinha e Garotinho, pelo menos, estão sendo processados e julgados. Pergunto se MiShell Temer, a Globo, o juiz Moro e Aécio Neves, mesmo diante de um mar de denúncias contra eles, não se vê vazamento de delação, nem investigação. Prisão, nem pensar!
Sem esquecer que a prisão de Garotinho foi simplesmente por retaliação da Globo!
Neste momento difícil que atravessamos, todo apoio é importante:
- Um de meus mestres na política, Brizola, sem nenhum constrangimento, aliou-se ao presidente Fernando Collor de Mello. Fez isso para arranjar financiamento para os CIEPs, escolas para as crianças pobres, e construir a Linha Vermelha no Rio, que Brizola idealizou, sem pedágio, e se mantém até hoje.
- Lula, outro político que tem a minha admiração, principalmente por ter conseguido tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU e cerca de 40 milhões de brasileiros da linha da pobreza. Uma das polêmicas na candidatura Lula é se ele deve aceitar apoio de Renan Calheiros, de Sarney, Eunício de Oliveira, presidente do Congresso Nacional, e outros políticos controversos.
O PT não aceitou o apoio de Ulysses Guimarães, na ocasião, o que foi um erro. Espero que o PT tenha aprendido, pois na política, em principio, não se rejeita apoio.
Lógico se o apoio vier da Globo é cooptação e não aí não dá para aceitar.
Por último, lembro Brizola para aplaudir Gilmar Mendes:
“Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”