24.12.17

1- VENEZUELA EXPULSA EMBAIXADOR DO BRASIL; 2- CARLOS TRAMONTINA LÊ PEDIDO DE DESCULPAS DE WAACK AO VIVO NO JORNAL DA GLOBO [VÍDEO]

REDAÇÃO -


Venezuela ordenou neste sábado (23) a expulsão do embaixador do Brasil, Ruy Carlos Pereira, ao declarar que ele é ‘persona non grata’ no país. A decisão foi anunciada por Delcy Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana.

Em nota, o Itamaraty afirma que, se a medida for confirmada, Brasil aplicará as medidas de reciprocidade.
(….)

“Nós decidimos declarar ‘persona non grata’ o encarregado de negócios do Canadá, por sua intromissão permanente e insistente, grosseira e vulgar nos assuntos internos de Venezuela, apesar de a chancelaria venezuelana, e não é de agora, durante anos tem feito chamados de atenção para que se respeite a convenção sobre relações diplomáticas. Persistentemente, [ele] faz declarações, faz uso do Twitter, para pretender dar ordens à Venezuela.”

Já no caso do Brasil, Dercy explicou que o motivo é o fato de o país ter “vulnerado” o “fio constitucional”.

“A chancelaria venezuela fará os trâmites para iniciar este processo declaratório de ‘persona non grata'”, completou ela.

Em foto de agosto de 2017, o embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Pereira, conversa com Julio Borges, então presidente da Assembeia Nacional, o parlamento dissolvido pela Assembleia Constituinte (Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins) (via G1)

***
Carlos Tramontina lê pedido de desculpas de Waack ao vivo no Jornal da Globo