26.12.17

124 ANOS DE MAO ZEDONG!

LUCAS RUBIO -

Há 124 anos, em 26 de dezembro de 1893, nascia, em Shaoshan, na China, o grande revolucionário Mao Zedong.


Mao Zedong foi e é um dos grandes pilares do marxismo-leninismo e da Revolução mundial. Desde muito jovem sempre se empenhou na luta pela libertação dos operários e camponeses, incrementando nisso a luta por uma China livre do imperialismo do Japão.

Mao Zedong nasceu em uma família de camponeses e começou seus estudos conhecendo primeiro a ciência, história e literatura da China e entrando em contato depois com pensamentos políticos como o marxismo. Participou de eventos revolucionários que balançaram a China. Foi um dos fundadores do Partido Comunista da China, hoje o maior partido do mundo. Foi líder do Exército Vermelho (chinês) que combateu as forças reacionárias e imperialistas durante anos.

Além disso, liderou grandes marchas pela China que libertavam grandes áreas e transmitia o poder para o povo, tudo no âmbito da Revolução Chinesa, que se desenrolou por muitos anos e teve vários momentos de combates e movimentações políticas. Sua estratégia revolucionária era diferente pois depositava na massa de trabalhadores camponeses a força motriz da Revolução.

Foi o exército revolucionário de Mao que derrotou o Japão na Segunda Guerra Mundial na China. Depois de vencer o Japão, Mao comandou o povo para a vitória contra o Kuomintang, o partido nacionalista reacionário que governava a China e representava os interesses externos.

Em outubro de 1949 proclamou a República Popular da China, consolidando a vitória do Partido Comunista e do povo chinês, iniciando assim a era da China Socialista. Comandou a China trazendo um gigantesco salto na história da China, tirando o lendário país de milênios de atraso e jogando-o para o futuro, com planos econômicos e políticos que melhoraram a vida do povo e trouxeram desenvolvimento. A educação, saúde, moradia e trabalho foram objetivos alcançados com a liderança do Presidente Mao.

No final da década de 1960 e até meados da década de 1970 implementou a Revolução Cultural Proletária, que visava construir uma nova cultura para o povo chinês, uma cultura centrada no papel dos trabalhadores. Além disso, a Revolução Cultural deveria corrigir os erros inevitáveis do caminho revolucionário, sempre tentando trazer o poder direto para o povo e eliminando os traidores e anti-revolucionários.

A brilhante vida do Presidente Mao, que comandou o povo em momentos dificílimos, venceu o imperialismo japonês e americano, serviu de inspiração para muitas revoluções no mundo (inclusive revoluções hoje em andamento) e criou uma China nova, é motivo de orgulho e admiração para todos os comunistas do mundo. Além disso, o Presidente Mao Zedong foi um grande contribuidor filosófico e prático para a teoria marxista-leninista. Seu pensamento está reunido em diversas obras produzidas através de sua vida.

O Grande Timoneiro faleceu em 1976.

GLÓRIAS AO PRESIDENTE MAO!
VIVA A REVOLUÇÃO CHINESA!