26.12.17

1- TEMER BUSCA APROXIMAR-SE DE DIAS TOFFOLI, QUE ASSUMIRÁ STF; 2- EMPRESAS ALVOS PELA LAVA JATO SÃO CONTRATADAS SEM LICITAÇÃO PARA FORNECER COMIDA A PRESÍDIOS DO RJ

REDAÇÃO -


Depois do desgaste no relacionamento com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o presidente Michel Temer começou a se aproximar do ministro Dias Toffoli, que assumirá a Corte em setembro de 2018. As conversas entre os dois provocaram desconfianças e estocadas do outro lado da Praça dos Três Poderes.

(…)
Sob o argumento de estar preocupado com a harmonia entre o Executivo e o Judiciário, Temer perguntou a interlocutores, nos últimos dias, se achavam que ele também deveria procurar outros ministros do Supremo e foi incentivado a seguir esse caminho.

O mais recente diálogo com Toffoli ocorreu em 19 de novembro, no Palácio da Alvorada. Temer já havia manifestado há tempos a intenção de chamá-lo para um café, mas preferiu esperar a “poeira baixar” depois que a Corte julgou processos delicados, como o pedido para afastar o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no caso JBS.

A reunião foi vista no Supremo como uma tentativa de Temer de estreitar laços com o futuro presidente do tribunal, mas incomodou alguns magistrados, para quem o diálogo institucional deveria ser feito com Cármen. No Alvorada, o peemedebista chegou a discorrer sobre a recuperação dos indicadores econômicos e perspectivas para 2018. (via Estadão)

***
EMPRESAS ALVOS PELA LAVA JATO SÃO CONTRATADAS SEM LICITAÇÃO PARA FORNECER COMIDA A PRESÍDIOS DO RJ

O secretário estadual de Administração Penitenciária (Seap), Erir Ribeiro da Costa Filho, tomou uma decisão contratando 13 empresas para o fornecimento de refeições e lanches a presídios do Rio, um gastos R$ 192,2 milhões.

De acordo com a medida, publicada no Diário Oficial Estado do Rio, não houve licitação. Das 13 empresas, dez são investigadas no estado ou em outros pontos do país por envolvimento com irregularidades no fornecimento de alimentação. Duas são investigadas pela força-tarefa da Lava Jato no Rio: a Cor e Sabor Distribuidora de Alimentos Ltda. e Masgovi Indústria Comércio e Serviços.

O Ministério Público (MP-RJ) informou que irá investigar a causa de as empresas serem contratadas sem licitação.

Em nota, a Seap disse que se pronunciará depois de notificada. (via Rio247)