7.8.17

1- O RETORNO DE ENÉAS, ÍCONE DA EXTREMA-DIREITA E ‘HERÓI’ DE BOLSONARO; 2- PSDB VAI DEFENDER O PARLAMENTARISMO NA TV

REDAÇÃO -


Visto como autoritário e truculento por muitos, um político se lança à Presidência prometendo restabelecer a ordem no Brasil. Aos berros, acusa PT e PSDB de serem faces da mesma moeda, defende os valores da família tradicional brasileira e questiona os interesses internacionais por trás da demarcação de reservas na Amazônia.

Não estamos falando da movimentação do deputado federal Jair Bolsonaro rumo a 2018, mas sim da candidatura do médico acriano Enéas Carneiro ao Palácio do Planalto, em 1994.
(…)

Vinte e três anos depois, várias bandeiras de Enéas ressurgem na disputa presidencial – agora encampadas por Bolsonaro, que se diz grande admirador do cardiologista acriano e o considera uma de suas maiores influências na política.

O apreço é tanto que, em maio, o deputado e seu filho, Eduardo Bolsonaro, propuseram uma lei para que Enéas seja incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria – lista de personagens que, segundo página do Senado, “protagonizaram momentos marcantes da história do Brasil” e tiveram seus nomes aprovados em votação no Congresso e que conta atualmente com 41 nomes, entre eles Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro 1º, Santos Dumont, Chico Mendes, Getúlio Vargas e Heitor Villa-Lobos.
(…)

Em outra frente, o Partido Ecológico Nacional (PEN) – pelo qual Bolsonaro deve disputar a Presidência – anunciou que cogita mudar o nome para Prona em homenagem ao político acriano. (via BBC)

***
PSDB vai defender o parlamentarismo na TV

Da coluna de Lauro Jardim, no O Globo:

O indeciso PSDB está preparando o seu programa de TV, que vai ao ar na quinta-feira que vem, dia 17.

Prudentemente, vai esconder a cara dos seus líderes. Aécio Neves, então, nem pensar.

No programa, narrado por um locutor profissional, o PSDB fará a defesa do parlamentarismo como forma de sair da crise.