7.8.17

1- METALÚRGICOS DE TODO O BRASIL SE UNEM CONTRA A REFORMA TRABALHISTA; 2- GILMAR MENDES DIZ QUE JANOT É O PROCURADOR-GERAL ‘MAIS DESQUALIFICADO DA HISTÓRIA’

REDAÇÃO -

Dirigentes metalúrgicos reunidos na sede do Sindicato de São Paulo.
Dirigentes do setor, de todo o Brasil, se reuniram na manhã da sexta (4), em São Paulo, para articular uma ação de resistência unitária às maldades da reforma trabalhista de Temer. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. Participaram entidades ligadas à CUT, Força Sindical, CTB, CSB, CSP-Conlutas e Intersindical.

Segundo Miguel Torres, presidente do Sindicato paulistano e da CNTM (Confederação da categoria, ligada à Força), o objetivo é resistir já nas campanhas salariais deste semestre. Ele adianta: “Vamos atuar conjuntamente nas campanhas, buscando reconquistar o que foi cortado na reforma e também pela manutenção de conquistas das atuais Convenções”.

O secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), João Cayres, destaca que essa articulação pretende agregar os demais segmentos do setor industrial e até outros grandes Sindicatos que têm negociação salarial no segundo semestre.

“A ideia é juntar todas as categorias, independente de Central Sindical, pra organizar uma mobilização nacional unitária, reunindo os trabalhadores desses setores. A meta é barrar as mazelas da reforma, a partir da negociação direta com a classe patronal”, diz.

Entre as deliberações, ficou decidida a elaboração de documento com as propostas e a linha da ação metalúrgica. Os sindicalistas também querem se reunir com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a fim de buscar apoio dos ministros às teses metalúrgicas e para pleitear a garantia da ultratividade das Convenções Coletivas. O documento deve ter colaboração do Dieese e do Diap.

Jurídico - Ficou decidido ainda que haverá uma reunião da imprensa sindical metalúrgica e os jurídicos das entidades, a fim de se definir um padrão de atuação. Nesta segunda (7), o setor de imprensa faz encontro, na FitMetal, em São Paulo. Será produzido boletim unificado, para panfletagem nas bases. Dia 11, sexta, ocorre nova reunião das lideranças nacionais. Segundo Miguel, “é forte o sentimento de unidade metalúrgica e eu também vejo disposição de romper o cerco das políticas neoliberais”. (via Repórter Sindical)

***
Gilmar Mendes diz que Janot é o procurador-geral ‘mais desqualificado da história’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse nesta segunda-feira (7) que considera o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, desqualificado e sem preparo jurídico nem emocional.

“Quanto a Janot, eu o considero o procurador-geral mais desqualificado que já passou pela história da Procuradoria. Porque ele não tem condições, na verdade não tem preparo jurídico nem emocional para dirigir algum órgão dessa importância”, avaliou o ministro em entrevista à Rádio Gaúcha.

A declaração foi dada em meio a questionamentos sobre o trabalho da Operação Lava Jato, da atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do STF. Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), critica as delações premiadas. (via G1)