ALCYR CAVALCANTI -
Vai começar a segunda fase do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2017. O Corinthians que não era considerado o favorito para erguer a taça está com quase uma das mãos para ergue-la em dezembro. Os grandes favoritos eram Flamengo e Palmeiras, clubes que mais contrataram e gastaram o que podiam e o que não podiam. O Grêmio e o Santos poderiam chegar lá mas a maioria temia o rubro negro carioca. O Flamengo formou um elenco milionário, onde um dos jogadores o atacante Paolo Guerrero ganha um pouco mais de R$ 1 milhão, e continuou contratando jogadores caros no mercado da bola, como Diego, Diego Alves e Muralha, ambos goleiros da seleção brasileira. Contratou Berrio, Traucco, enfim uma contratação atrás da outra, mas não conseguiu formar um time coeso e após uma série de insucessos fez o mais fácil, demitiu o treinador Zé Ricardo, que veio desde as categorias de base e tinha quinze anos de Flamengo e mais de um ano como treinador.
Os erros do rubro negro são muitos entre outros levar seus jogos para um campinho onde cabem pouco mais de dez mil pessoas sob o argumento de pressionar seus adversários a jogar no "alçapão do urubu", renegando o Maracanã por burrice de seus dirigentes e o Engenhão por outra bobagem, em uma rivalidade absurda com o Botafogo que já resultou em resultados funestos. Vanderley Luxemburgo o técnico que mais venceu no Brasileirão definiu o Flamengo atual: "A diretoria não sabe nada de futebol, mas pensa que sabe e quer que todo o mundo diga amém". Em parte o "Velho Luxa" tem razão, a entrada em massa de economistas e falsos economistas como presidentes de clubes e diretores de futebol na maioria das vezes não tem dado certo. No futebol como diz o velho ditado "O buraco é mais em baixo", e o jogo da bola não é somente uma peça de uma entidade abstrata chamada mercado, mas envolve paixão, cultura, alegria e até questões geopolíticas. Os "boleiros" estão fazendo falta.
Outra grande decepção até agora tem sido o São Paulo, que insiste em não sair da zona de rebaixamento com um elenco caro e com a tradição de ser sido campeão mundial de clubes, mas tem tido atuações pífias. Luxemburgo fez o contrário do que muitos economistas julgam, conseguiu colocar o Sport de Recife entre os grandes do futebol e tem mostrado que com um time barato pode formar um bom elenco e terminou a primeira fase em sexto lugar na zona da Libertadores.
Vai começar no sábado a segunda parte do grande drama do futebol brasileiro, onde ao que parece o Corinthians vai chegar lá no pódio, conseguiu a proeza de terminar o primeiro turno sem perder de ninguém, uma façanha. O Flamengo que amarga mais uma crise, que vem sendo cobrado desde a eliminação precoce da Libertadores, seu grande sonho, pode dar adeus ao título, somente um milagre pode ajudar o rubro negro. Dezoito pontos o separam do Corinthians e tem ainda Grêmio, Santos e Palmeiras para serem superados. O que também está praticamente certo é a volta para a segundona do Atlético de Goiás que insiste em não sair da lanterna.