14.7.17

1- PRESIDENTE DO TRF DIZ QUE CASO DE LULA SERÁ JULGADO ANTES DA ELEIÇÃO; 2- CCJ REJEITA DENÚNCIA CONTRA TEMER

REDAÇÃO -


O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Thompson Flores, disse nesta quarta-feira (13) que os processos da Lava Jato na corte, incluindo o do ex-presidente Lula, devem ser julgados antes da eleição de 2018.

Os prazos no Tribunal Regional têm importância crucial para a campanha do próximo ano, já que Lula pode ter a candidatura a presidente barrada se a sentença que o condenou no primeira grau for confirmada em uma instância superior. “Aqui é uma especulação minha, acredito que esse processo, ali por agosto, mais tardar em setembro, já está no tribunal.

E até agosto do ano que vem, nós temos calendário eleitoral, deve estar julgado ou pautado para julgamento”, disse Thompson Flores, em entrevista à rádio “Bandnews”. E reafirmou: “Até antes da eleição, eu posso lhe afirmar que todos esses processos serão julgados.”

O presidente da corte, que tem sede em Porto Alegre, disse, porém, que não haverá nenhum privilégio no trâmite da ação penal de Lula. “É algo natural do processo.”. As defesas ainda podem encaminhar embargos ao juiz Sergio Moro, ainda na primeira instância. A sentença que condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão foi expedida nesta quarta (12). (via Folha)

***
CCJ rejeita denúncia contra Temer

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara rejeitou nesta quinta-feira (13) o relatório do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que recomendava o prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Votaram contra o parecer de Zveiter 40 deputados. A favor, 25. Houve uma abstenção.

Mesmo com a rejeição do parecer pela continuidade da denúncia, o plenário da Câmara terá de dar a palavra final sobre o prosseguimento do caso.

Dessa forma, a CCJ terá de aprovar um parecer pela rejeição da denúncia. É esse relatório que irá pelo plenário da Câmara. (via G1)