12.6.17

DIRIGENTES DOS FRENTISTAS PARTICIPAM DE CONGRESSO NACIONAL DA FORÇA SINDICAL, EM SÃO PAULO

Via FENEPOSPETRO -

O Congresso, que será aberto hoje, vai reunir mais de 3 mil sindicalistas. A Força Sindical representa cerca de 14 milhões de trabalhadores em todo o país.


Mais de cem dirigentes dos Sindicatos dos Frentistas de vários estados do país vão participar nesta semana do 8º Congresso Nacional da Força Sindical, em Praia Grande, São Paulo. O encontro que será aberto oficialmente nesta segunda-feira (12), às 14:30h, vai reunir mais de três mil sindicalistas de várias categorias. Os presidentes das Federações Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO), Eusébio Pinto Neto, e da estadual de São Paulo, Luiz Arraes, estarão presentes à cerimônia de abertura.

Durante três dias, os congressistas vão debater a atual conjuntura política e econômica do país, as consequências das reformas trabalhista e previdenciária para a classe operária e as ações que a Força Sindical vai desenvolver para garantir os direitos dos cerca de 14 milhões de trabalhadores representados pela central. Hoje, a entidade tem 1.696 sindicatos filiados em todo o país.

Segundo o presidente da Força, Paulo Pereira da Silva, O Paulinho da Força, o Congresso Nacional acontecerá em uma época de grandes incertezas em relação à legislação que rege o mundo do trabalho, como a terceirização e as reformas trabalhista e previdenciária, que alteram, radicalmente, o futuro dos trabalhadores. Durante o Congresso, a Central debaterá, ainda, propostas políticas de incentivo ao crescimento da economia e ao desenvolvimento brasileiro, distribuição de renda, igualdade de oportunidades, geração e manutenção de empregos, participação e justiça social, Agenda do Trabalho Decente e política internacional.

Durante o encontro será apresentado aos sindicalistas o Projeto de Resolução elaborado especialmente para o Congresso. O documento contém análises das situações internacional e nacional desde a primeira metade do ano 2000, o debate sobre o desenvolvimento do País, a industrialização e, neste contexto todo, a luta sindical.

FRENTISTAS

As Federações Nacional dos Frentistas e a da categoria no estado de São Paulo têm 46 sindicatos filiados à Força Sindical. No último encontro da categoria, em Brasília, no início deste mês, os dirigentes dos frentistas escolheram o presidente do Sindicato de São José do Rio Preto (SP), Antônio Marcos dos Santos, para coordenar a secretaria do setor de combustíveis da Força Sindical.

A secretaria de combustíveis foi criada com o objetivo de organizar, elaborar a pauta e debater amplamente o setor, que apresenta problemas pontuais. O secretário Antônio Marcos poderá encaminhar à central questões políticas e econômicas que atingem diretamente a categoria.

No encontro, os sindicatos dos Frentistas de Sergipe, no Nordeste e de Franca, São José do Rio Preto e Jundiaí, em São Paulo, se filiaram a Força Sindical. Os dirigentes dessas quatro entidades também vão participar do Congresso Nacional da Força.

ELEIÇÃO - Na quarta-feira (14), último dia do encontro, será realizada uma plenária com os dirigentes com direito a voto na entidade para escolher a diretoria que vai administrar a Força Sindical Nacional nos próximos quatro anos.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro