EMANUEL CANCELLA -
Ronaldo foi apontado, na delação premiada da Odebrechet, como operador de caixa 2 eleitoral do chanceler José Serra, pelos crimes de sonegação fiscal e evasão de divisas, o equivalente hoje a R$ 500 milhões (1).
Digo isso porque denunciei, ao MPF (5), a omissão da Lava Jato na gestão do também tucano Pedro Parente, que está realizando um verdadeiro feirão com os ativos da Petrobrás, negócios muito maiores do que o Petrolão. Exemplo disto é a venda, sem licitação, do petróleo do campo do pré-sal de Carcará, a preço de um refrigerante, quando o preço do barril de petróleo hoje é de US$ 56. O próprio TCU mandou suspender o feirão de Parente e a Lava Jato, como em todas as denúncias contra tucanos, omite-se!
Até hoje não consegui resposta a minha denúncia, muito pelo contrário, no dia 14/12/2016, fui intimado pelo MPF, a pedido do juiz chefe da Lava Jato, Sérgio Moro, por possível crime contra honra do servidor público.
A sociedade aplaude as investigações e prisões de pessoas poderosas pela Lava Jato. Não temos dúvidas de que a Operação é o maior arquivo dos políticos brasileiros. O que se questiona, na Lava Jato, é a seletividade, grampos ilegais, vazamento seletivos de delações para a mídia, 10 % dos acordos de leniência e por aí vai.
E uma coisa que salta os olhos é a blindagem aos tucanos, citado em meu livro, A outra Face de Sérgio Moro (4), pois nenhum tucano foi preso e nem sequer investigado para valer, apesar das delações e das provas irrefutáveis.
O governo de FHC já foi citado várias vezes, em delação, e próprio FHC reconhece em seu livro, Diários da Presidência, que havia corrupção em seu governo, na Petrobrás. Como também o filho de FHC já foi citado pelo ex-diretor preso da Petrobrás, Nestor Cerveró (2), e pelo operador do PMDB, Fernando Baiano (3). Foram citados também os senadores tucanos, Antônio Anastasia, Aloysio Nunes e Aécio Neves este sete vezes delatado. E a Lava Jato nada faz!
Com tantas provas contra tucanos e mais agora com seus tesoureiros, a Lava Jato fica, literalmente sem provas, denunciando, prendendo e querendo prender petistas, como o ex-presidente Lula.
A sociedade espera que, observado o devido processo legal e o amplo direito de defesa, a Lava Jato prenda todos os corruptos, independente do Partido a que pertença.
Fonte:
*Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)