Via SINPOSPETRO-RJ -
O presidente da Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO) e do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, participa nesta quarta-feira(14) da reunião da Força RJ, que vai elaborar o Congresso Estadual 2017.
Os rumos da Força Sindical no Estado do Rio de Janeiro começam a ser traçados hoje durante encontro na sede da entidade, na Gamboa, Zona Portuária do Rio. A diretoria executiva da central dará início ao processo para a realização do Congresso Estadual de 2017, que elegerá os novos dirigentes da Força Sindical do RJ. Eusébio Pinto Neto que também é 1º vice-presidente da central participará dos debates.
A Força Sindical do RJ representa mais de um milhão de trabalhadores no Estado e tem cerca de 60 sindicatos afiliados. Além da escolha da nova diretoria, no Congresso os sindicalistas decidem sobre os projetos que serão desenvolvidos pela entidade nos âmbitos estadual e federal. No encontro desta quarta-feira, os dirigentes vão debater também a crise econômica, o aumento do desemprego e a proposta da reforma da previdência encaminhada ao Congresso, na semana passada.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, a Força Sindical é a 2ª maior central sindical do Brasil. Em junho deste ano, Eusébio Pinto Neto assumiu interinamente o cargo de presidente da central por um mês. Ele substituiu, o atual presidente Carlos Fidalgo, que precisou se afastar por problemas de saúde.
O SINPOSPETRO-RJ é filiado a Força Sindical, desde a sua fundação em 2005. A central foi fundamental no processo de libertação dos frentistas no Rio de Janeiro.
CONGRESSO - O último Congresso, realizado em 2013, elegeu como presidente Francisco Dal Prá, que morreu em fevereiro deste ano.
*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ