23.12.16

PEDRO PARENTE LIQUIDA TOTAL A PREÇO DE BANANA: CAMPOS DO PRÉ-SAL E TÉRMICAS SÃO VENDIDOS; PETROLEIROS EM GREVE A PARTIR DE 23/12 [VÍDEO]

Via Agência Petroleira de Notícias -

Em seu feirão de fim de ano, a Petrobras assinou um acordo de US$ 2,2 bilhões com a petroleira francesa Total que inclui a venda de parte dos campos de Iara e Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos, e em duas usinas térmicas, com compartilhamento de infraestrutura do terminal de regaseificação, na Bahia.


Segundo a companhia a assinatura dos principais contratos de compra e venda (Sale and Purchase Agreements - SPA) referentes aos ativos deste acordo estão sujeitos às aprovações internas e dos órgãos de controle e fiscalizadores externos - incluindo o Tribunal de Contas da União - ao potencial direito de preferência dos atuais parceiros de Iara, além de outras condições precedentes.

Os principais termos e condições estabelecidos no acordo são:

-  cessão de direitos de 22,5% para a Total, na área da concessão de Iara (campos de Sururu, Berbigão e Oeste de Atapu) no Bloco BM-S-11. Continuando a Petrobrás como operadora e a detentora da maior participação dessa área, com 42,5% do total;

-  cessão de direitos de 35% do campo de Lapa no Bloco BM-S-9 com a transferência da operação para Total. Com a Petrobrás ficando com 10% de participação nesta concessão;

-  opção da Petrobrás assumir  20% de participação no bloco 2 da área de Perdido Foldbelt no setor mexicano do Golfo do México, adquiridos pela Total em parceria com a Exxon, na rodada de licenciamento promovida pelo governo do México, em 05/12/2016;

-  compartilhamento do uso do terminal de regaseificação da Bahia, com capacidade de 14 milhões de m³/dia;

-  parceria, com 50% de participação da Total, nas térmicas Rômulo de Almeida e Celso Furtado, localizadas na Bahia, com capacidade de geração de 322 MW de energia.

E assim segue a passos largos o desmonte da maior empresa de energia do Brasil, seguindo o receituário neoliberal da chamada “ponte para o futuro” de Michel Temer, que joga o Brasil no abismo e o faz reviver tempos de semicolônia. (Fonte: Blog Fatos de Dados)

***
Petroleiros em greve a partir de hoje, sexta (23)!

Os petroleiros e petroleiras iniciam uma greve nacional a partir desta sexta-feira, dia 23 dezembro. O movimento terá inicio a partir de meia noite nas bases operacionais. Nos setores administrativos as mobilizações terão início pela manhã.


A categoria acompanha o indicativo nacional de paralisação, da Federação Única dos Petroleiros e da Federação Nacional dos Petroleiros, aprovado nas assembleias. Os trabalhadores exigem uma nova proposta que garanta o reajuste pleno da inflação no salário básico e na RMNR, melhorias no Benefício Farmácia, reajuste no auxílio almoço, entre outros pontos.

Nesta quinta foi realizado um enterro simbólico do  RH da Petrobrás no Edifício Senado, o EDISEN para protestar contra as práticas antissindicais da companhia que se recusa a negociar melhorias na proposta econômica do ACT e suspende reuniões anteriormente agendadas com os petroleiros. 

***