CULTURA -
Recife (PE) - Na segunda-feira 05 de dezembro, às 19h30, será lançado no Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 - Boa Vista) o documentário Lua Nova do Penar, sobre Hiram de Lima Pereira, jornalista, ator, poeta, integrante do Comitê Estadual do PCB em Pernambuco, antes de 1964. A realização é de Leila Jinkings e Sidnei Pires. Hiram foi capturado pelo DOPS paulista em 1975 e integra a relação dos desaparecidos políticos.
Quase 40 anos depois de seu desaparecimento, as quatro filhas se encontram para falar sobre o pai através da música, elemento unificador no cotidiano da família. Cantam a música composta pelo pai na cadeia e peças da mãe, que era musicista. Há depoimentos de Ariano Suassuna, Leda Alves e Marcelo Mário de Melo, entre outros.
Hiram Pereira participava da cena teatral em Natal, sendo ator premiado. Ligado ao Partido Comunista desde a juventude, veio perseguido para o Recife. Foi secretário de administração da Prefeitura do Recife na gestão de Miguel Arraes, a partir de 1959.
Integrou-se ao meio teatral pernambucano e participava da Associação de Imprensa de Pernambuco. Passou um tempo escondido na casa de Ariano Suassuna, antes de partir para o sul do país, onde foi morto.
O ex-sargento do Exército Marival Chaves revelou à Comissão da Verdade do Rio Grande do Norte que Hiran foi interrogado no centro de torturas e execuções implantado clandestinamente pelo DOI-CODI em Itapevi, na Grande São Paulo, morreu sob torturas, sendo o seu corpo foi lançado em um rio próximo.
A promoção é da Secretaria de Cultura estadual e da Fundarpe, junto à Comissão Estadual da Verdade de Pernambuco e ao Instituto Humanitas - UNICAP.
Lua Nova do Penar, 2013
27 minutos
Direção: Leila Jinkings e Sidnei Pires
Estrelando: Paulo Vasconcelos