23.12.16

CUT: TEMER ACABOU COM O NATAL DOS TRABALHADORES; “INDIGNAÇÃO” É ESCOLHIDA PALAVRA DO ANO; BRASIL CONQUISTA TRÊS BRONZES EM OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA

REDAÇÃO -

Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Central Única dos Trabalhadores condenou duramente a reforma trabalhista anunciada por Michel Temer. Confira.


Temer acaba com o Natal dos trabalhadores

A reforma trabalhista anunciada nesta quinta-feira (22) pelo governo do ilegítimo e golpista Temer é ineficaz, inoportuna, autoritária e não resolve o problema do Brasil.

É ineficaz por não enfrentar o principal problema do País, que é a estagnação econômica, a crise da indústria e o desemprego que atinge milhões de famílias.

É inoportuna porque está fora da realidade, foi elaborada às vésperas do Natal, o que demonstra a falta de compromisso dos golpistas com o povo, com a classe trabalhadora.

É autoritária porque é unilateral, decidida sem amplo debate com as centrais sindicais e a sociedade.

A CUT não negociou esse pacote. Ao contrário do que disse o governo Temer, não é verdade que a CUT foi chamada em algum momento para negociar mudanças na legislação trabalhista.

As questões referentes ao mercado de trabalho são extremamente importantes para serem discutidas e encaminhadas em formato de Medida Provisória.

Ao tomar essa decisão, o governo do golpista e ilegítimo Temer demonstra mais uma vez o desrespeito para com a representação e a negociação de temas extremamente importantes para toda a sociedade.

O método só comprova o “modus operandi” de um governo ilegítimo, que não foi eleito e não tem preocupação com as relações sociais nem com a opinião da sociedade.

É um atentado à negociação. É um golpe à classe trabalhadora.

A CUT é contra toda e qualquer retirada de direito da classe trabalhadora e lutará para que isso não aconteça.

Nenhum direito a menos!

Central Única dos Trabalhadores
São Paulo, 22 de dezembro de 2016.

***

“Indignação” é escolhida palavra do ano no Brasil

Indignação foi eleita a palavra do ano para os brasileiros, em pesquisa online realizada com amostragem de mil pessoas, anunciou nesta quarta-feira a consultoria Cause.

Indignação despontou na preferência popular em todas as idades e classes sociais, com 41,8 por cento de votos.

A palavra concorreu com zika, desmoralização, bolhas e desafio, termos escolhidos por especialistas e posteriormente submetidos ao crivo popular, em votação realizada pela plataforma online OpinionBox.

“Se levarmos em conta o significado formal de indignação (…), veremos que o povo brasileiro está mandando um recado claro para as nossas lideranças”, disse em nota o coordenador da pesquisa e cientista político Leandro Machado. (via Reuters)

***
Brasil conquista três bronzes em olimpíada internacional de astronomia

Estudantes brasileiros ganharam três medalhas de bronze e três menções honrosas na 10ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, realizada em Bhubaneswar, no leste da Índia, entre os dias 9 e 19 de dezembro deste ano.

Pela primeira vez no campeonato mundial, o país ganhou uma medalha na competição em equipes. O país foi representado pelos estudantes Gabriel Cawamura, Giancarlo Pereira, Lucas Vilanova, Pedro Seber e Vitor Gomes. Os brasileiros conquistaram o bronze após solucionarem um problema de voo espacial.

Na disputa em equipes, o time da Bulgária venceu o mundial e conquistou o primeiro lugar. O Irã ficou com a prata.

Os estudantes Giancarlo Pereira e Pedro Seber também saíram vitoriosos nas disputas das categorias individuais, e receberam uma medalha de bronze cada um. No ranking total, Giancarlo ocupou a 59ª posição e Pedro, a 65ª. Os outros jovens da equipe brasileira que não receberam medalhas nas disputas individuais ganharam menção honrosa nesta 10ª edição do torneio.

Na categoria individual, o primeiro lugar foi conquistado pelo estudante indiano Ameya Patwardhan. A segunda e terceira posições foram ocupadas, respectivamente, por Zixuan Lin, da China, e Jozef Liptak, da Eslováquia. Ao todo, 243 alunos de 42 países participaram da olimpíada.

Os cinco estudantes brasileiros que representaram o Brasil no mundial são alunos do colégio Etapa de São Paulo (SP) e foram escolhidos entre mais de 100 mil alunos do ensino médio que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica deste ano. (informações DW)