8.3.16

MONOPOLIZADORES DE MENTIRA

HÉLIO DUQUE -


“Mentira nas promessas. Mentira nos programas. Mentira nos projetos. Mentira nos progressos. Mentira nas soluções. Mentira no rosto, na voz, na postura, nos gestos, nas palavras, na escrita. O monopólio da mentira. Mentira nos desmentidos. Uma impregnação tal das consciências pela mentira que se acaba por não discernir a mentira da verdade.” O notável Rui Barbosa, no início do século passado, já antevia a realidade política brasileira nesse início do século 21. Ela vai além dos governos de plantão, o tiro de largada começa nas campanhas eleitorais, onde os marqueteiros transformaram a maioria dos candidatos em “robots” políticos. Com mentiras, mais efeitos especiais e truques em linguagem primária, o candidato é vendido como sabonete ou refrigerador.

O debate público fica banalizado e medíocre, com os candidatos, situação e oposição, temendo debater a realidade com medo da opinião pública. Os marqueteiros vendem o paraíso, iludindo a boa fé da sociedade, se ancorando em dizer fatos que sabem ser contrário à verdade. No Brasil, a despolitização da política, aliado ao baixo nível de informação da sociedade, transformou as eleições em verdadeira geleia geral. O resultado é imbecilizar o povo votante, fazendo do conformismo alienado projeto de poder. O marqueteiro oficial do PT, João Santana, com incrível ousadia, defendia que as campanhas políticas não trabalham com a realidade e a verdade, mas com símbolos, com a emoção e o imaginário coletivo.

Antevendo premonitoriamente um tempo de eliminação da consciência crítica dos brasileiros, o saudoso senador Mario Covas, há três décadas, apresentava ao Congresso Nacional importante projeto de lei, defendendo que os programas eleitorais, obrigatoriamente, deveriam ser transmitidos ao vivo. Na sua justificativa fundamentava: “O objetivo é acabar com a maquiagem eletrônica e restaurar o sentido verdadeiro do horário político gratuito, que é de igualdade de oportunidades diante do poderio econômico. Certas companhas eleitorais recebem o mesmo tratamento de que os mais caros comerciais. Com a trágica diferença de que não se está vendendo um sabonete ou um automóvel de luxo, mas sim um mandato popular. Para que os eleitores possam, cotejar propostas, promessas ou o ponto de vista dos candidatos. Basta um debate franco, olho no olho, diante de todos.”

Infelizmente, hoje, o debate sério foi banido das eleições. Predomina os bonecos falantes diante das câmaras lendo no “teleprompter” os textos escritos pelos marqueteiros. A autocrítica de um dos responsáveis pela pasteurização da política, o marqueteiro Duda Mendonça vem em boa hora. Ele defende a extinção do horário eletrônico no formato atual. Afirmando: “A produção de programas eleitorais para a TV, com alta dosagem de sofisticação e falsificação é responsável pelos milhões de reais, que elevam a cifras extravagantes e suspeitas, o custo das campanhas políticas. Teríamos duas vantagens. A primeira é que para ir a um debate o candidato só precisa de um paletó e, se não tiver, pode pegar emprestado. A segunda é que em debates o candidato teria de conhecer de fato os temas, já que ninguém transforma uma pessoa que não sabe nada em expert em três meses.”

Na última eleição presidencial, o estelionato político, alimentado pelo projeto do poder estatal, vendeu que tudo corria às mil maravilhas e o povo se sentia feliz e satisfeito. Depois a realidade, inédita na vida republicana, aflorou na política, na economia com a sociedade prostrada no vulcão da crise social frequentando o seu cotidiano. Demonstrando faticamente que as mentiras marqueteira não podem continuar livre, leve e solta. O CONAR (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária), organização da sociedade civil, fundada em 1950, define a ética da publicidade: “Evitar a veiculação de anúncios e campanhas de conteúdo enganoso.” Tem punido as propagandas que afrontam o seu o Conselho de Ética.

E na política, não deveria o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e os TREs estaduais atuarem com rigor e punição dos autores de estelionatos eleitorais? É o que o Brasil espera dos integrantes dessas cortes judiciais, que não podem continuar assistindo as fraudes e mentiras marqueteiras determinando os rumos das eleições nacionais.

*Helio Duque é doutor em Ciências, área econômica, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi Deputado Federal (1978-1991). É autor de vários livros sobre a economia brasileira.