12.9.14

Pelé critica postura de Aranha: “A gente tem que coibir o racismo, mas não é dessa forma"

Via Brasil de Fato - 

“Aranha errou ao ter dado tamanha atenção para a ofensa racista.” Se eu fosse parar um jogo cada vez que me chamassem de macaco e crioulo, todo o jogo tinha que parar", disse Pelé em evento no RJ. 

Pelé disse hoje que o goleiro Aranha “se precipitou” ao brigar com quem o chamou de macaco. Disse que cansou de ser tratado assim e jamais reclamou. Pois é. Se tivesse reclamado, talvez Aranha não fosse maltratado.
Considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé resolveu se pronunciar sobre o caso de racismo que envolveu o goleiro santista Aranha, na partida entre Grêmio e Santos, no dia 28 de agosto. Em evento ocorrido na quarta-feira (10), no Rio de Janeiro, o ex-camisa 10 da seleção brasileira disse que “Aranha errou ao ter dado tamanha atenção para a ofensa racista.” "Se eu fosse parar um jogo cada vez que me chamassem de macaco e crioulo, todo o jogo tinha que parar", disse.

"O torcedor, dentro de sua animosidade, grita de qualquer forma. A gente tem que coibir o racismo, mas não é dessa forma", completou Pelé, que ainda ressaltou que “o racismo não é só contra o negro, é contra o japonês e contra o pobre.”

O caso de Aranha ganhou evidência no Brasil e, após julgamento, o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).