7.8.19

GENERAIS DA ARGENTINA, CONDENADOS À PRISÃO PERPÉTUA

HELIO FERNANDES -

São 36, estavam presos, esperando a fixação da pena. Agora, sabem que é para o resto da vida. Ha 2 anos, num espetáculo em praça publica, com multidões aplaudindo, foram expulsos do Exercito. Continuam torturadores, não mais generais desonrando a farda.

Serão redistribuídos por 36 penitenciarias, juntos podem tentar alguma chance de libertação.


De qualquer  maneira, estarão melhores que os 2 mais importante chefes da ditadura de 1976 a 1983, general Videla e almirante Massera (foto).

Expulsos das unidades militares, condenados á perpetua, morreram em celas de 4 por 4, isolados, proibidos de receberem visitas. Videla resistiu 12 anos, Macera 9.

Final feliz tiveram os generais - torturadores do Brasil. Depois de 21 anos exercendo o Poder cruel e  assassino, em 1979, definiram o próprio destino com a farsa da "Anistia ampla, geral e irrestrita". Morreram em casa, sem qualquer acusação, perseguição, punição.

PS- Organizado, preparado, executado pelo general "presidente" Ernesto Geisel.

PS2- Os comandantes dos EUA, que financiaram, dirigiram e mantiveram o golpe no Brasil, Argentina e Chile, mais tarde denunciaram o "presidente" Geisel com documento terrível, oficial, publicado e arquivado.

PS3- Geisel recomendava "matar os adversários, mas com cautela".

PS4- o grande cineasta Costa-Gavras, fez 3 filmes notáveis sobre ditaduras. "O desaparecido", Chile. "Estado de Sitio, Brasil". "Z", denunciando os generais da Grécia. Rever qualquer desses filmes, consagração da Historia, mesmo pelo seu lado tenebroso.