Por TAIS FACCIOLI -
Seja na educação infantil, pré-escola ou ensino fundamental, é comprovado que o ambiente da sala de aula influência no aprendizado. Na decoração do espaço de estudo, por exemplo, prefira cores claras e neutras, pois pesquisas confirmam que cores fortes e vibrantes dificultam a concentração e deixam tanto adultos como crianças agitados.
Especificamente na educação infantil, ter um local para descanso e atividades lúdicas é tão importante quanto a sala de aula. Esse espaço pode ser compartilhado: uma área para descanso com tapete de EVA que pode ter diversos usos, para brincadeiras, para contar histórias e para atividades musicais.
Você pode optar por uma decoração permanente, que pode ser pintada ou feita com adesivos de parede, ou ainda escolher uma decoração que muda de acordo com a época do ano, assim você pode trabalhar as estações do ano, datas comemorativas e festas escolares. E uma ideia bem bacana é envolver as crianças na proposta de decoração. Além das sugestões de temas, elas podem ajudar na criação de adesivos e desenhos.
Reserve uma das paredes para expor os trabalhos das crianças ao longo da semana.
Você pode usar diversos temas de sala de aula decorada como:
- frutas
- animais
- fundo do mar
- letras e números
- brincadeiras infantis
- família
Também é importante lembrar sempre da segurança e limpeza do local, evitando tomadas em áreas ao alcance da mão das crianças e objetos que possam quebrar e deixar pedaços cortantes.
Você deve dar atenção especial para os móveis da sala de aula, utilizando o tamanho correto para as crianças do berçário e maternal, assim como comprando de um fornecedor de móveis confiável. Os móveis não devem ter partes de vidro, nem pontiagudas.
Dependendo do espaço que você tiver disponível e seus recursos financeiros, é legal também ter um cantinho da leitura, onde as crianças podem ter acesso aos livros e sentarem para ler e se divertir. O acervo pode ser montado com ajuda das famílias. Outra ideia é pedir doação de almofadas para espalhar pelo ambiente.
*Fonte: isacolli.com