REDAÇÃO -
A Justiça do Trabalho condenou a multinacional Louis Dreyfus Commodities Agroindustrial (LDC) a pagar R$ 680 mil de indenização por danos morais a 34 trabalhadores flagrados em condições degradantes em um alojamento em Pedregulho (SP), em agosto de 2013. Cabe recurso ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, em Campinas (SP).
Em nota, a Louis Dreyfus Company Sucos informou que não foi oficialmente intimada de qualquer decisão recente no caso em referência.
“A companhia não reconhece a prática de qualquer ilicitude e recorrerá de qualquer decisão em sentido contrário. A empresa reitera o compromisso com a saúde e a segurança de todos os seus colaboradores, por meio do cumprimento das normas relacionadas ao tema”, diz.
Na época do flagrante, o Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que os trabalhadores deixaram cidades do nordeste, principalmente de Pernambuco, para atuar na colheita de laranja no interior de São Paulo. Entretanto, parte deles foi alojada em um barracão que antes era utilizado como galinheiro.
O imóvel não contava com energia elétrica, água potável, banheiro e janelas. Os banhos eram tomados em um espaço improvisado do lado de fora. No lugar do chuveiro estava instalada uma mangueira, com água fria. Segundo o MPT, não havia condições mínimas de conforto, higiene e segurança aos trabalhadores. (…)
(via G1)
***
No Brasil, ódio de classe é maior do que nos EUA, diz Noam Chomsky
Noam Chomsky conta como foi a visita a Lula, veja aqui (via DCM)