26.5.18

GREVE GERAL E LUTA PELA CANDIDATURA DE LULA SÃO PALAVRAS DE ORDEM CONTRA O APROFUNDAMENTO DA DITADURA

ANDRÉ MOREAU -



O ódio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), pelos pobres, já havia sido verificado quando eles chancelaram a condenação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de reportagens das Organizações Globo como provas e as convicções do juiz de piso Sérgio Moro, representante de vendas da Petrobrás, aos tubarões estadunidense.

Agora, depois do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em todo território nacional, os militares podem agir como quiserem contra os caminhoneiros grevistas e só serão julgados por possíveis ameaças, tiros disparados contra trabalhadores, em Tribunal Militar. Ficou claro que se trata de uma greve política, porque greve econômica é contra o patrão e o que se postula nessa greve é uma mudança nos rumos da Petrobrás.

O decreto da GLO expõe por completo o nível da guerra de classes decorrente do golpe de Estado chancelado pelo STF, em troca de "penduricalhos", benefícios salariais e através dos almoços da "bancada ruralista", realizados toda terça-feira, a portas fechadas. O ilegítimo Michel Temer é um dos convidados de honra que de quando em quando participa do "rega bofe", onde os latifundiários discutem com "(...) qual molho vão devorar os direitos indígenas ou a reforma agrária¹".

A intervenção militar contra os caminhoneiros em greve expõe os interesses do governo ilegítimo que expropria direitos dos trabalhadores como saída para reduzir, por alguns meses, o preço dos combustíveis, mas sem mexer no plano de preços do Sr. Pedro Parente, vem sendo cobrada pelos Marinho e Saad, porque além do caveirão do consórcio dos meios de comunicação, eles são donos das maiores fazendas e laboratórios do agronegócio.

Diante dos fatos, é preciso apoiar os trabalhadores caminhoneiros, rumo à greve geral, visando derrubar o governo ilegítimo, juntamente com os seus seguidores que implantaram essa política com base no controle de mercado e da variação do câmbio, que regula os preços de todos os produtos a partir o preço dos combustíveis.

Os lucros oriundos da exploração do pré-sal devem ser mantidos como riquezas do povo e não como moeda de troca do Sr. Pedro Parente, dos citados capachos do império e dos oligarcas que vem faturando com demissões coletivas, explorando trabalho análogo ao escravo, fraudando declarações de imposto de renda, além de especular com capital alheio, em ações da bolsa de valores.

Chegou a hora de lançar a pré-candidatura de Lula, como ocorreu na Conferência Popular Nacional por Educação, em Minas Gerais, por iniciativa dos profissionais e estudantes ligados a Coordenação de Assuntos Educacionais do Setorial de Educação do PT, ato que reuniu mais de quatro mil pessoas do movimento nacional de educação.

É hora de convocar todo cidadão a participar da luta pela garantia de Lula nas eleições, porque "eleições sem Lula, é fraude", bem como fortalecer os trabalhadores em greve, inclusive os petroleiros que já anunciaram greve, visando impedir o aprofundamento da ditadura da elite que derrubou a Presidenta Dilma Rousseff e prendeu Lula.

---
1. informação de Alceu Castilho - responsável pelo De Olho nos Ruralistas, observatório da indústria agroalimentar no Brasil - publicada no artigo "Aos cuidados dos proprietários de terra", da jornalista Anne Vigna - Le Monde Diplomatique, maio de 2018.

---
*André Moreau, é Professor, Jornalista, Cineasta, Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes (Pastoral IDEA), Diretor do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê – Canal Universitário de Niterói e Coordenador da Chapa Villa-Lobos – ABI – Associação Brasileira de imprensa, jornalabi.blogspot.com arbitrariamente impedida de concorrer à direção nas eleições de 2016/2019.