25.2.18

100 ANOS DO EXÉRCITO VERMELHO

LUCAS RUBIO -

Em 23 de fevereiro de 1918 era fundada a maior e mais lendária força armada de todos os tempos: o Exército Vermelho!


O Exército Vermelho de Operários e Camponeses foi criado em 1918 no início da Guerra Civil Russa como um braço armado do movimento revolucionário comunista. Após triunfar em outubro de 1917, os revolucionários, liderados por Lenin, chegaram ao poder na Rússia. Poucos meses depois, uma força monstruosa formada por 14 países ocidentais invadiu a Rússia para tentar destruir a Revolução; foi criado então o Exército Branco, com forças derrotadas do antigo Exército Imperial do Czar e com apoio das guarnições que haviam invadido o país. A reação dos comunistas foi criar o Exército Vermelho, que teve como primeiros membros de suas fileiras voluntários da classe operária e camponesa.

O Exército Vermelho conseguiu vencer o Exército Branco graças ao apoio do povo e pelo seu grande poder de mobilização ideológica. Nesse período se tornaram notáveis grandes comandantes militares como Stalin, Voroshilov, Rokossovsky, Timoshenko, Budionny entre outros que mais tarde também seriam grandes heróis da Grande Guerra Patriótica. O Exército Vermelho foi uma organização de heróis do povo.

Após a vitória em 1921, o Exército Vermelho começou a se modernizar e a se formalizar como forças armadas da União Soviética. A antiga estrutura de hierarquia do exército czarista foi remodelada para os novos tempos revolucionários, novos uniformes e condecorações foram criados e novos equipamentos militares começaram a ser introduzidos. Além disso, o Exército Vermelhou começou a treinar camaradas do mundo todo para que a Revolução Socialista se espalhasse pelo mundo.

Durante a década de 1930, o Exército Vermelho lutou em algumas guerras consideradas conflitos de prévia para a Segunda Guerra Mundial. São notáveis os episódios da Guerra de Inverno contra a Finlândia, um Estado satélite dos fascistas e a Guerra de Khalkhin-Gol, na Mongólia, país que havia pedido ajuda da URSS para lutar contra as pretensões imperialistas do Japão na região. A triunfante vitória do Exército Vermelho na Mongólia seria tão determinante que faria com que os comandantes militares japoneses desistissem de lutar contra a URSS quando eclodisse a Segunda Guerra.

A grande provação e o maior episódio histórico do Exército Vermelho se deu entre 1941 e 1945. Em 1941 a Alemanha Nazista iniciou a invasão da União Soviética na chamada Operação Barbarossa: o plano de invasão e extermínio do povo soviético. Começa a Grande Guerra Patriótica, chamada assim porque o povo se uniu ao Exército Vermelho para defender a sagrada Pátria Mãe revolucionária e socialista. O caráter da Grande Guerra Patriótica é conhecido por quase todos: foi o pior conflito da História, resultando em destruição nunca antes vista, extermínio sistemático de povos e a morte de mais de 60 milhões de pessoas no total. Só na URSS, foram 27 milhões de mortes. Mas o mais notável desse momento da História é a atuação do Exército Vermelho de Operários e Camponeses. Foi ele o responsável real pela derrota do Terceiro Reich Nazista e pela libertação da vários países da Europa e da própria Humanidade em si, graças também ao comando de Stalin, Marechal do Exército Vermelho. Foi o Exército Vermelho que infligiu a primeira derrota da Alemanha na guerra nas portas de Moscou. Depois, em Stalingrado, foi ele também que frustrou os planos megalomaníacos de Hitler de conquistar o mundo.

Após a Segunda Guerra, o Exército Vermelho foi a grande potência militar rival dos Estados Unidos. Representava uma imensa resistência à ordem imperialista e durante todos os anos da Guerra Fria esteve palmo a palmo, muitas vezes à frente, do exército estadunidense, empenhando tecnologia em seus equipamentos militares.

O Exército Vermelho, renomeado para Exército Soviético desde a década de 1950, se foi em 1991 junto com a URSS. Porém o seu legado histórico é inesquecível. Sua bravura nas frentes de guerra popular serviu de inspiração para diversos povos montarem seus próprios Exércitos Vermelhos, como na China, na Coreia, Vietnã, Cuba... O Exército Vermelho foi a primeira força armada popular que reunia em suas divisões legítimos filhos dos trabalhadores da URSS. Foi o braço armado que garantiu a vitória da Revolução e seus desdobramentos e por diversas vezes defendeu o povo.

Não devemos esquecer também que foi esse exército o precursor na participação feminina no mundo da guerra: o Exército Vermelho contava com inúmeros membros do sexo feminino e durante a Segunda Guerra as mulheres foram protagonistas de incríveis episódios de heroísmo e vitória. A educação científica e ideológica dos soldados também é notável: as academias militares e a educação de base para os soldados do Exército Vermelho eram a elite do ensino e tentavam eliminar o estigma de que o soldado é massa de manobra e nem ao menos saber o porquê de estar ali.

"Democracia é um fuzil no ombro de cada trabalhador!", já nos disse o grande Lenin!

Glórias ao Exército Vermelho, pioneiro das grandes conquistas gloriosas dos trabalhadores!

VIVA OS 100 ANOS DO EXÉRCITO VERMELHO!

* Lucas Rubio, presidente do Centro de Estudos da Política Songun - Brasil, colaborador do site TRIBUNA DA IMPRENSA Sindical.