Por ANDRÉ MOREAU -
A semana é de festa na República Bolivariana da Venezuela.
O povo venezuelano, mais uma vez deu aula de democracia ao mundo neste último domingo (10), ao eleger 90 % das 335 prefeituras disputadas nas eleições municipais e manteve vitorioso o Partido Socialista Unido da Venezuela.
Três dos quatro partidos de oposição tentaram boicotar o processo eleitoral, mas a mentira de que o sistema eleitoral da Venezuela não é confiável, foi por terra diante do número de votos impressos comparados com os registrados em todas as maquinas de votação que coincidiram em 100%.
Cumpre ressaltar que apesar do voto não ser obrigatório na Venezuela, a participação cidadã foi de 47.3%.
Jefe de Estado: Hemos ganado más de 300 alcaldías en todo el país
Membros da Auditoria de Verificação Cidadã, destacaram os seguintes fatos: "todos os trabalhos de escrutínio tiveram êxito. O processo eleitoral municipal de 10/12 cumpriu com as determinações internacionais e a Legislação Nacional, especialmente em expressão e transparência eleitoral", disse o Presidente do "Consejo de Expertos Electorales de Latinoamérica" (Ceela), Nicanor Moscoso.
De acordo com informações oficiais repassadas à imprensa por Moscoso: "O processo se levou de maneira satisfatória. Os atores políticos, as autoridades eleitorais e fundamentalmente o povo da Venezuela, aportaram com responsabilidade e respeito, para que os comícios se desenvolvessem ordenadamente em clima de tranqüilidade, respeito e ausência de violência ou dificuldades nos recintos eleitorais e centros de votação.
A missão considera que o processo se realizou de maneira exítosa e que a vontade dos cidadãos livremente expressadas nas urnas, foi respeitada. E o resultado da votação de domingo dia 10/12/2017, nas eleições municipais é reflexo de um país que evoluiu em seu sistema eleitoral, em reconhecimento à institucionalidade (...)", ressaltou.
Em seguida, Moscoso que foi Presidente do Tribunal Superior Eleitoral do Ecuador, reconheceu no Conselho Nacional Eleitoral a importância do "Plano República" que através das Forças Armadas contribuíram com apoio organizado de logística, orientação e segurança ao largo do território da República Bolivariana da Venezuela. E concluiu representando os membros do Ceela da seguinte maneira: "acreditamos totalmente nos resultados emitidos pelo CNE(...)". E destacou: "Felicitações à República Bolivariana da Venezuela pelo fortalecimento de sua democracia".
* Via e-mail/André Moreau, é Professor, Jornalista, Cineasta, Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes (Pastoral IDEA), Diretor do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê - Canal Universitário de Niterói e Coordenador da Chapa Villa-Lobos - ABI - Associação Brasileira de imprensa, arbitrariamente impedida de concorrer à direção nas eleições de 2016/2019.