LUCAS RUBIO -
Há 95 anos, em 30 de dezembro de 1922 nascia a União Soviética!
Nessa data, o Conselho dos Sovietes aprovou a "Declaração de Criação da URSS", criando assim oficialmente a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
De início, a URSS contava com apenas com 4 Repúblicas Socialistas Soviéticas: Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e a Transcaucásia, esta última que seria dividida mais tarde em Armênia, Azerbaijão e Geórgia.
Em 1945 a URSS alcançaria seu maior número de Repúblicas, 15 no total.
A URSS foi o primeiro Estado socialista da História e é dona de uma trajetória impressionante! O país nasceu graças à Revolução Socialista de 1917, liderada por Lenin. Em 1924, dois anos após sua criação, Lenin morreu e a URSS passou a ser governada por Stalin.
A grande União Soviética passou por um processo de modernização, industrialização e desenvolvimento nunca antes experimentados na História. O povo, que era em sua grande maioria analfabeto, faminto, desempregado e pobre, foi alfabetizado, passou a ter emprego, ganhou moradias gratuitas do Estado e experimentou um florescimento industrial e científico gigantesco.
Durante o pior conflito humano, a Segunda Guerra Mundial, a URSS teve papel fundamental na vitória contra o nazismo. Foi a nação mais afetado pela guerra e mais de 27 milhões de soviéticos faleceram.
Após a guerra, a URSS continuou seu avanço pausado pelos anos de guerra. Ela saiu da era do arado para a era das usinas nucleares. Transformou-se numa superpotência global, conquistando o cosmos e diversas outras conquistas científicas, militares e sociais. Durante muitos anos, a URSS foi a esperança do mundo, o coração da Revolução mundial e o abrigo para os povos do mundo.
O imenso país, maior que toda a América do Sul, desapareceria em 1991 após uma série de traições, golpes e descontinuidades do processo revolucionário socialista.
***
Há 70 anos, em 30 de dezembro de 1947, era proclamada a República Popular da Romênia!
Posteriormente, o país passaria a se chamar República Socialista da Romênia. A Romênia Socialista nasceu logo após a libertação do país pelo Exército Vermelho e pelas forças guerrilheiras locais comandadas pelos comunistas. A Romênia foi um dos países ocupados e explorados pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.
Durante o seu desenvolvimento, a Romênia Socialista teve um gigantesco crescimento econômico e social, com a construção de um país próspero onde os trabalhadores eram os condutores da pátria. A educação, saúde, segurança social, defesa e trabalho foram as principais áreas investidas pelo Estado socialista, alcançando grandes resultados nas 4 décadas de experiência socialista.
O seu mais proeminente líder foi Nicolae Ceausescu, que governou a Romênia Socialista e fez laços de amizade com todo o mundo, inclusive com a República Popular Democrática da Coreia. Sua esposa, Elena Ceausescu, foi considerada a mãe do povo romeno e era uma grande cientista, fazendo parte da construção socialista do país. Infelizmente o casal Ceausescu foi assassinado no natal de 1989 durante as criminosas derrubadas dos Estados socialistas da Europa.
O resultado da queda do socialismo na Romênia foi desastroso. Hoje em dia a Romênia é um dos países mais pobres da Europa, com um grande índice de violência, desemprego e várias chagas sociais.
GLÓRIAS AOS 70 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ROMÊNIA SOCIALISTA!
VIVA O VERDADEIRO ESTADO DO POVO ROMENO!