REDAÇÃO -
O juiz da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas, responsável pelos julgamentos da Lava Jato no Estado, visitou o Papa Francisco nesta quarta-feira, 27, no Vaticano, e, em entrevista à TV Globo, disse que os riscos de seu trabalho podem levá-lo a deixar o Rio.
Ele já recebeu ameaças de morte, investigadas pela Polícia Federal. “É triste, mas a liberdade de um juiz, de um agente público que está nessa situação é muito reduzida, para não dizer eliminada”, afirmou.
O juiz, que agradeceu ao papa por posicionamentos anticorrupção, acredita que a Lava Jato “sempre esteve e sempre estará” sob a ameaça de políticos. “Não podemos ser ingênuos, acreditando que no meio de uma investigação que envolve algumas pessoas que têm autoridade, alguns agentes políticos, não vai haver algum tipo de resistência.”
***
Piauí autoriza a produção de canabidiol, substância derivada da maconha
Do Poder 360:
O governo do Piauí autorizou na última 5ª feira (28.dez.2017) a produção de canabidiol, uma substância presente na maconha, a Cannabis sativa. A fabricação será feita pelo Ceir (Centro Integrado de Reabilitação) em parceria com as universidades Federal e Estadual do Piauí. A produção deverá começar já no início de 2018.
A decisão foi anunciada pelo governador piauiense Wellington Dias (PT) em reunião com dirigentes dos órgãos de pesquisa. A produção também envolverá a Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí) e a Secretaria de Saúde do Piauí.
O Estado nordestino é o 1º do país a autorizar esse tipo de produção. As pesquisas foram iniciadas no 1º semestre deste ano. O uso de canabidiol é liberado para pessoas com crise convulsiva refratária.
Segundo o governador, o atendimento de pacientes que usam o canabidiol no Piauí ficará mais acessível e barato.