8.12.17

1- MAIS VOZES SE LEVANTAM CONTRA OS ABUSOS DA PF, QUE SILENCIA; 2- FILHO DE BETINHO, IRMÃO DE HENFIL, TAMBÉM PROTESTA CONTRA USURPAÇÃO DE “O BÊBADO E A EQUILIBRISTA” PELA PF

REDAÇÃO -


(…) Ministério Público Federal.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal, disse, também em nota, que “considera ser infeliz a denominação dada à operação policial, a qual se apropria de passagem de música de Aldir Blanc e João Bosco, imortalizada na voz de Elis Regina, e que se tornou hino da luta por liberdades e direitos no país”.

A PFDC disse também que a implementação do Memorial da Anistia Política “é indispensável para a preservação da memória sobre as graves violações aos direitos humanos perpetradas durante a ditadura militar no Brasil”.

Ainda segundo a nota, “Qualquer iniciativa de investigação de desvios de recursos na implementação do Memorial não pode ser usada para depreciar a importância jurídica e histórica da preservação da memória sobre o legado de violações aos direitos humanos no regime militar autoritário”. A PFDS também questionou “o eventual uso exagerado de medidas coercitivas, especialmente no ambiente da academia”.

Comissão da Verdade - Em nota, integrantes da Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg) se disseram surpresos e indignados com a operação da Polícia Federal.

“Há um evidente ataque de setores conservadores e autoritários contra a Universidade brasileira e tudo o que essas instituições representam para o Brasil”, disse a entidade.

Ainda segundo a Covemg, a “construção do Memorial da Anistia em Belo Horizonte é um complexo projeto arquitetônico e de engenharia que envolve a reforma de prédios antigos e a construção de novos equipamentos em terreno com problemas estruturais. Portanto, o devido acompanhamento dessa obra, paralisada a fórceps pelo atual governo federal, não deveria ser objeto de ação policial e sim, de adequações financeiras, técnicas e administrativas”. (via G1)

***
Filho de Betinho, irmão de Henfil, também protesta contra usurpação de “O Bêbado e a Equilibrista” pela PF

Depois de João Bosco, Daniel Souza, filho de Betinho, também se manifestou no Facebook sobre a usurpação de “O Bêbado e a Equilibrista” pela PF:

Tendo sido exilado, e filho do “irmão do Henfil”, imortalizado na letra de João Bosco e Aldir Blanc, o Bêbado e a Equilibrista, causa repulsa saber que uma ação da Polícia Federal, que nada deixa a desejar às incursões do regime militar, foi batizada de “Esperança Equilibrista”.

Não bastasse a truculência da ação, batiza-la com o nome do hino dos exilados e da Anistia, é no mínimo, uma provocação cruel, e no máximo um insulto a todos os que enfrentaram a ditadura brasileira.

Meu pai, a Elis e o Henfil não estão mais entre a gente, e onde quer que estejam, estão putos da vida. Nós que aqui estamos, não vamos deixar barato nem vamos nos intimidar.

Vamos cair em cima deles “como um viaduto”.
Daniel Souza