31.7.17

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS FRENTISTAS PÕE EM PRÁTICA PROJETOS APROVADOS PELA DIRETORIA

Via FENEPOSPETRO -

Passados dois meses do primeiro encontro nacional dos dirigentes dos frentistas de todo o país, a Federação Nacional dos Frentistas (FENEPOSPETRO) faz um balanço da pauta de trabalho, aprovada pela diretoria.


Implementar os projetos na área da saúde e reforçar as ações do departamento jurídico para reestruturar os sindicatos e preparar os dirigentes para as mudanças. O compromisso firmado no Encontro Nacional dos dirigentes dos Sindicatos dos Frentistas de todo o país, realizado no dia 31 de maio, em Brasília, já está em prática. Para enfrentar os ataques do governo contra a classe trabalhadora, os dirigentes da entidade se esforçam para conscientizar os frentistas sobre a importância da presença e do amparo do sindicato como legítimo representante da categoria.

Para o presidente da Federação, Eusébio Pinto Neto, o pacto de renovação, união e resistência firmado pelos dirigentes fortalece a luta pela garantia dos direitos dos mais de 500 mil trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do país. Ele afirma que só com sindicatos fortes e realmente comprometidos com a classe trabalhadora, o movimento sindical terá condições de barrar as ações ofensivas do capital contra a classe trabalhadora. Eusébio Neto destaca que neste momento de incertezas é preciso reforçar a importância e a necessidade da associação da categoria ao sindicato, para manter os direitos e conquistar melhorias para os trabalhadores. “Não existe fórmula mágica para mantermos nossos direitos. Temos que ir à luta e brigar para resgatar o que nos está sendo roubado pela classe dirigente escravagista, que só se preocupa com o seu lucro”, completa.

JURÍDICO

Uma comissão formada por dirigentes e o corpo jurídico da federação avaliam as consequências da Lei da Reforma Trabalhista para a categoria. Para resguardar os direitos dos trabalhadores, a FENEPOSPETRO vai reforçar as negociações coletivas em todo o país. Como na nova lei prevalece o negociado sobre o legislado, a entidade vai brigar para manter nas Convenções Coletivas todas as conquistas e melhorias obtidas pelos Sindicatos dos Frentistas.

Para promover a interação entre os sindicatos afiliados e centralizar todas as informações referentes aos processos e ações jurídicas em andamento no país, a FENEPOSPETRO criou um banco de dados jurídico. O serviço já está disponível para pesquisa no próprio site da entidade: www.fenepospetro.org.br. Para checar as informações referentes aos processos e ações jurídicas em andamento no país, o sindicato deve acessar o link serviços e clicar sobre a palavra jurídico.

CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA

A FENEPOSPETRO também entrou com pedido no Ministério do Trabalho para criação de Família Ocupacional da categoria no Cadastro Brasileiro de Ocupação (CBO). Com a atualização do CBO, a federação quer assegurar à categoria maior visibilidade, valorização e inclusão social. O realinhamento vai permitir novas conquistas e direitos para a categoria, já que cada função exercida nos postos de combustíveis terá a atividade delimitada.

SAÚDE

A federação criou uma comissão especial para verificar a implantação das normas de segurança e saúde em postos de combustíveis de todo o país. A entidade vai brigar também por mais espaço nas comissões municipais, estatuais, regional e nacional do benzeno, que avaliam e promovem alterações nas normas regulamentadoras. Os frentistas trabalham expostos ao benzeno e sofrem com as consequências do produto que é letal a saúde.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro