15.6.17

SUGESTÃO PARA QUE ALUNOS DA ESCOLA TIM LOPES CONHEÇAM VERSÃO ALÉM DA OFICIAL DA TV GLOBO

MÁRIO AUGUSTO JAKOBSKIND -


Há poucos dias me ocorreu uma ideia, qual seja: a de doar alguns exemplares do livro Dossiê Tim Lopes – Fantástico IBOPE para um colégio da Rede Municipal do Rio de Janeiro que tem o nome do jornalista cruelmente assassinado por traficantes na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão em 2 de junho de 2002.

O motivo foi um só, ou seja, para que os alunos da escola tivessem conhecimento de outra versão sobre o assassinato do repórter e não apenas a apresentada pela TV Globo, que se tornou a única, já que a emissora deixou ao longo de todos estes anos de responder a dúvidas sobre o ocorrido. E também uma forma concreta de demonstrar que a TV Globo ao proceder dessa forma simplesmente optou pelo formato de jornalismo fortalecendo o pensamento único, no meu entender uma aberração da prática jornalística.

Pois bem, mandei uma mensagem para Cid Benjamin Queiroz, irmão do atual Secretário de Educação da gestão do atual Prefeito Marcelo Crivella, Cesar Benjamin Queiroz. O motivo de contatar inicialmente Cid, a quem agradeço o acolhimento da mensagem, deveu-se ao fato de eu não conhecer os endereços eletrônicos do Secretário de Educação e nem ter qualquer tipo de relacionamento com ele. E também, como expliquei a Cid, preferi naquele momento não tornar pública a iniciativa e aguardar uma resposta.

Preferi esse caminho por entender que se fosse contatar diretamente a direção da Escola Tim Lopes dificilmente obteria uma resposta. Entendi também que a direção da Escola possivelmente consultaria instâncias hierárquicas superiores que chegariam certamente ao Secretário Cesar Benjamin.

Cid respondeu rapidamente a solicitação informando que encaminhara o pedido ao irmão.

Como já se passaram mais de dez dias da resposta de Cid informando o encaminhamento da mensagem ao irmão e não ter obtido nenhuma resposta do secretário de Educação, decidi tornar pública essa informação e ainda esperando que o pedido seja acolhido, por entender que se trata de uma solicitação justa e com o objetivo de informar a jovens estudantes da rede municipal sobre um fato que só teve uma única versão oficial.

Aguardemos, pois, quem sabe, se tornando público o fato o Secretário de Educação do Município do Rio de Janeiro Cesar Benjamin Queiroz acate a sugestão e permita que os alunos da Escola Tim Lopes conheçam outra versão, distinta a apresentada até hoje. Seria, sem dúvida, algo benéfico para a comunidade local, já que por meio de discussões sobre o caso, também os pais dos alunos poderão ter mais elementos para formar um juízo sobre o tema. Isso é a condição básica para o exercício democrático.

* Mário Augusto Jakobskind, é Professor, Jornalista, Escritor e Coordenador de História do IDEA, Programa de TV, transmitido pela Unitevê, Canal Universitário de Niterói, Universidade Federal Fluminense (UFF). Fonte: blog Jornal da ABI