8.6.17

NEGOCIAÇÃO SALARIAL DOS FRENTISTAS DO ESTADO DO RJ AVANÇA NA PRIMEIRA RODADA

Via  SINPOSPETRO-RJ-

Frentistas do estado do RJ, com data-base em 1º de junho, voltam a negociar salários no próximo dia 27.


A negociação salarial dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do Rio de Janeiro avançou na primeira rodada. A categoria, no entanto, terá que esperar até o dia 27 de junho, quando as empresas deverão apresentar uma contraproposta à pauta apresentada pelo SINPOSPETRO-RJ. Na reunião desta quarta-feira(7), na sede do SINPOSPETRO-RJ, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, os representantes dos empregados e dos patrões inciariam os debates sobre o reajuste dos frentistas.

Segundo o presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, as empresas ficaram de avaliar a proposta dos trabalhadores e de apresentar uma resposta ainda neste mês. Ele espera que a negociação transcorra sem problemas e que a categoria seja contemplada com reajuste salarial acima da inflação. Eusébio disse que vai lutar também por melhorias nos benefícios da categoria.

REIVINDICAÇÕES - A diretoria do SINPOSPETRO-RJ reivindica para a categoria aumento real nos salários, Participação nos Lucros e Resultados(PLR) e reajustes no vale-alimentação e no seguro de vida. O SINPOSPETRO-RJ representa 10 mil trabalhadores de postos de combustíveis e lojas e conveniência, em 37 cidades do estado do RJ.

CLÁUSULAS SOCIAIS - Os representantes das duas entidades também debateram a renovação das cláusulas sociais. O SINPOSPETRO-RJ cobrou dos patrões o cumprimento das normas regulamentadoras do Mistério do Trabalho e Emprego(MTE). Além da implantação do anexo II da NR 9, sobre exposição ocupacional ao benzeno em postos revendedores de combustíveis, o sindicato exige o cumprimento da NR 20, que qualifica o trabalhador para manusear produtos tóxicos e inflamáveis.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ