7.6.17

NEGOCIAÇÃO DOS FRENTISTAS DO ESTADO SERÁ ABERTA NESTA QUARTA-FEIRA

Via SINPOSPETRO-RJ -

A primeira rodada de negociação dos frentistas do estado do RJ será aberta hoje (7), na nova sede do SINPOSPETRO-RJ, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. A categoria, com data-base em 1º de junho, reivindica aumento real nos salários.


Com a conclusão das negociações do município do Rio, a diretoria do SINPOSPETRO-RJ renova as forças, agora, para lutar por melhores salários e novos benefícios para os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do RJ. A negociação salarial da categoria será aberta, nesta quarta-feira (7), às 15h, em reunião na sede do sindicato, em Vila Isabel. Além do aumento real nos salários, o sindicato reivindica auxílio-refeição, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), implantação da função caixa e melhorias no ambiente laboral.

O SINPOSPETRO-RJ representa 10 mil trabalhadores de postos de combustíveis e lojas e conveniência, em 37 cidades do estado do RJ. O presidente da entidade, Eusébio Pinto Neto, diz que a participação efetiva da categoria no processo negocial é determinante para avançar nas conquistas de novos benefícios e salários dignos. Segundo ele, a crise econômica e o aumento do desemprego têm dificultado as negociações em todo o país. Eusébio frisa que a categoria não pode se omitir e delegar ao sindicato a responsabilidade de negociar sozinho.

REIVINDICAÇÕES - A diretoria do SINPOSPETRO-RJ reivindica para a categoria aumento salarial de 16,36%, PLR, auxílio-refeição gratuito a todos os empregados, no valor de R$ 20,00 por dia trabalhado. O auxílio-refeição poderá ser substituído por refeição “in natura”, desde que o posto possua restaurante em suas dependências e que funcione em horário compatível.

CLÁUSULAS SOCIAIS - A diretoria vai lutar também para estender o adicional de periculosidade de 30% a todos os funcionários de postos de combustíveis, que exercem atividades laborais em condições perigosas, de acordo com os parâmetros fixados pelas Normas Regulamentadoras expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No município do RJ, os postos de combustíveis pagam o adicional a todos os funcionários. O sindicato também reivindica a gratuidade do vale–transporte, assim como convênio médico ambulatorial gratuito aos seus empregados, extensivo aos dependentes legalmente reconhecidos.

SEGURANÇA E SAÚDE - Na pauta de reivindicação, o SINPOSPETRO-RJ cobra a implantação do anexo II da NR 9, que obriga as empresas a lavarem os uniformes dos funcionários pelo menos uma vez por semana. O sindicato também exige o cumprimento da NR 20, que trata de segurança e saúde no ambiente laboral. As empresas terão que capacitar os funcionários durante o expediente normal de trabalho dos empregados.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ