REDAÇÃO -
Sindicato de Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado do RJ (STARERJ) e CSB na audiência pública sobre o projeto de lei de piso salarial regional do ano de 2018.
Claudio Manhães (STARERJ/Blog Radiologia RJ), Deputado Estadual Gilberto Palmares (PT-RJ), Arildo Rebello (STARERJ, CSB, CRTR-RJ), Deputado Paulo Ramos (PSOL-RJ) e Luiz Thomé (STARERJ/CSB). |
Nesta última segunda (26/06), a Comissão de Trabalho, Legislação e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou a audiência pública sobre o projeto de lei de piso salarial regional do ano de 2018.
Presentes na atividade o Deputado Estadual Paulo Ramos (PSOL-RJ), Deputado Estadual Gilberto Palmares (PT-RJ), representantes de organizações sindicais e patronais que compõem o Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceterj), responsável por formular, junto a representações do Poder Público, um texto sugestivo a partir das necessidades do patrão e do empregado.
O Sindicato de Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado do Rio de Janeiro-STARERJ esteve presente junto com a Central dos Sindicatos Brasileiros-CSB para representar a categoria, o TR Arildo Rebello (STARERJ/CSB/CRTR-RJ) teve a palavra para solicitar a mudança da categoria do Técnicos em Radiologia de profissionais de categoria 4 para a categoria 5, junto a técnicos de nível médio que tenham conselho de classe, assim, melhorando o salário profissional. (informações do blog Radiologia RJ)
***
Vitória dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados do CENPES: Nova Rio recua do corte do adicional de periculosidade
Depois de ter anunciado um corte de 30% dos salários referentes da verba de periculosidade de seus funcionários que prestam serviços no Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES) , Ilha do Fundão, a empresa Nova Rio recuou da decisão após os trabalhadores terem feito uma paralisação completa, com apoio do Sindipetro-RJ, no turno da manhã desta terça-feira (27) na unidade da Petrobrás.
Em carta enviada, ainda nesta terça ao Sindipetro-RJ , a Nova Rio reconheceu que não tinha razão ao fazer o corte do adicional de seus trabalhadores e trabalhadoras antes do termino do contrato com a Petrobrás que será encerrado no próximo mês, em 24 de julho.
Eis os informe principais da carta enviada ao Sindipetro-RJ:
A ‘Nova Rio Serviços Gerais Ltda’ vem através desta, reafirmar o compromisso a respeito das reivindicações feitas pelos seus colaboradores quanto ao adicional de periculosidade:
- O adicional de periculosidade será pago a toda força de trabalho até o dia 24/07/2017, data de encerramento do contrato atual;
- Não haverá qualquer tipo d epunição relativa às horas de paralisação do dia de hoje (27), não sendo realizado nenhum desconto relativo às horas paradas;
- Com relação ao reflexo da periculosidade nas férias, o pagamento será feito conforme legislação vigente, conforme vem sendo praticado momento.
Desta forma, isso comprova que os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados no CENPES e no sistema Petrobrás podem resistir e lutar na defesa de seus direitos. (via Sindipetro-RJ)