8.6.17

1- JOAQUIM BARBOSA ADMITE POSSIBILIDADE DE SE CANDIDATAR A PRESIDENTE E DIZ QUE FALOU COM MARINA SILVA; 2 - BARROSO CHAMA BARBOSA DE “NEGRO DE PRIMEIRA LINHA” NO STF; 3- GILMAR MENDES MANDA “MODÉSTIA ÀS FAVAS” E DIZ QUE BENJAMIN SÓ BRILHA POR CAUSA DELE

REDAÇÃO -


Joaquim Barbosa admitiu nesta quarta-feira, 7, a possibilidade de se candidatar à Presidência da República.

Barbosa era a estrela de uma solenidade no STF em que seu retrato foi inaugurado na galeria de ex-presidentes da Corte.

“Eu sou um cidadão brasileiro, um cidadão pleno, há três anos livre das amarras de cargos públicos, mas sou um observador atento da vida brasileira. Portanto, a decisão de se candidatar, de me candidatar ou não, está na minha esfera de deliberação. Só que eu sou muito hesitante em relação a isso. Não sei se decidirei positivamente neste sentido”, disse.

“Já conversei com líderes de partidos políticos, dois ou três. Até mesmo quando estava no Supremo fui sondado, sondagens superficiais. Ano passado, tive conversas com Marina Silva. Mais recentemente, tive conversas, troca de impressões, com a direção do PSB”. (via DCM)


***
Barroso chama Joaquim Barbosa de “negro de primeira linha” em discurso no STF

Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), participou de cerimônia de aposição de seu retrato na galeria de ex-presidentes da Corte nesta quarta-feira. Sorridente, abraçou o ministro Ricardo Lewandovski, que também teve a foto inaugurada e com quem trocou duras farpas e ofensas ao longo do julgamento do mensalão.

O semblante de Barbosa mudou quando o ministro Luís Roberto Barroso falou, na tentativa de fazer um elogio e na verdade cometendo uma gafe, que o ex-ministro era um “negro de primeira linha”, durante discurso na cerimônia.

– A universidade (Uerj) teve o prazer e a honra de receber um professor negro, um negro de primeira linha vindo de um doutorado de Paris — disse Barroso, em trecho do discurso sobre a trajetória de Barbosa.

Questionado pelo GLOBO sobre a declaração de Barroso, Joaquim Barbosa disse que não ia comentar.

A expressão virou motivo de piada entre militantes da causa negra que estavam presentes à cerimônia. Em tom de brincadeira, mas também de reprovação, eles diziam que se o ex-presidente da Corte era de “primeira linha”, eles seriam de quarta, quinta ou mais.

Ao longo do discurso, Barroso enfatizou ainda a importância de Barbosa como relator da Ação Penal 470, o chamado mensalão, que terminou em condenações por corrupção. Por conta de tal julgamento, assinalou Barroso, delinquentes estão fazendo “fila indiana” na Operação Lava-Jato para não terem o mesmo destino dos condenados no mensalão. (…)
(via Globo)

***

Gilmar Mendes manda “modéstia às favas” e diz que Benjamin só brilha por causa dele