Via SINPOSPETRO-RJ -
Os trabalhadores dos postos de combustíveis e lojas de conveniência do Município do Rio de Janeiro se reúnem em assembleia no próximo sábado(14) para definir a pauta de reivindicação salarial 2017 da categoria. Além do índice de reajuste, os trabalhadores vão debater as cláusulas sociais da Convenção Coletiva 2017/2019. A assembleia está marcada para as 15h, na rua Souza Barros, nº 484, Engenho Novo, Zona Norte do Rio.
A pauta de reivindicações será entregue ainda neste mês ao Sindcomb (Sindicato Patronal). Segundo o presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, diante das adversidades e dificuldades econômicas previstas para o primeiro semestre deste ano, a participação do trabalhador na assembleia será fundamental para o sucesso da negociação. “Quanto maior o número de representantes da categoria na assembleia mais força teremos para avançar nas conquistas. O vale-refeição, reivindicação antiga da categoria, contínua sendo a principal meta de luta do sindicato”.
Eusébio Neto informa que a data de convocação da assembleia não foi escolhida aleatoriamente. A ideia de marcar a assembleia para sábado tem por objetivo fazer com que o trabalhador e sua família participem das decisões, que vão definir os rumos da categoria. É importante que todos estejam presentes e decidam pelo melhor índice de aumento para repor as perdas dos últimos 12 meses.
No ano passado, a negociação salarial da categoria, que tem data-base em 1º de março, passou a ser anual. Em 2016, o sindicato conquistou para os trabalhadores reajuste salarial de 11,5% e R$ 423,70 de Participação nos Lucros e Resultados(PLR).
PARTICIPAÇÃO - A sua presença é importante para o sucesso da negociação. É bom lembrar que o trabalhador, hoje, sofre com a ameaça da retirada de direitos obtidos com muita luta. Só com a união conseguiremos novas conquistas e aumento real. Precisamos elevar o piso da categoria e construir uma Convenção Coletiva mais sólida que garanta benefícios para os trabalhadores.
*Estefania de Castro, assessoria de imrpensa Sinpospetro-RJ