11.1.17

APÓS VITÓRIA JUDICIAL, SBT COMEÇA A INVESTIGAR DADOS E METODOLOGIA DO IBOPE; PAULO COELHO ENTRA EM LISTA DOS 100 MAIORES PENSADORES DA ATUALIDADE

REDAÇÃO -

O SBT saiu vitorioso de uma batalha judicial que durou 15 anos e obteve o direito de ter acesso e de fazer uma perícia nos dados e na metodologia de mensuração de audiência realizada pela empresa Kantar Ibope.

O SBT decidiu iniciar já a perícia e já está apontando profissionais nas áreas de estatística, matemática e outras disciplinas para fazer um raio X dos métodos usados pelo Ibope. A coluna apurou que até um perito estrangeiro fará parte desse grupo.

A briga começou, na verdade, ainda na década de 80. Desde então a emissora já não tinha confiança plena nem nos números e nem na metodologia usada pelo Ibope (hoje chamada Kantar Ibope).

A ação judicial de fato,porém, começou em 2001, movida pelo SBT. Dois anos depois, a TV de Silvio Santos teve a primeira sentença favorável, mas o Ibope recorreu.

Para o instituto, a exposição de todos dados solicitados pelo SBT poderia colocar em risco a própria isenção da medição.

O SBT voltou à carga e, após muitas indas e vindas, em 2015 o STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou a decisão favorável ao SBT. (…) (via UOL)

***
Paulo Coelho entra em lista dos 100 maiores pensadores da atualidade

Paulo Coelho foi incluído na lista dos 100 maiores pensadores da atualidade, elaborada pela Fundação Albert Einstein, junto com outros “visionários” dos tempos modernos como a escritora canadense Alice Munro, o político israelense Shimon Peres, morto em setembro, o arquiteto Frank Gehry, a cantora Barbra Streisand, a artista Marina Abramovic, e pelo menos dez ganhadores do prêmio Nobel.

Cada um dos homenageados pela instituição deverá escrever um relato sobre o mundo em que vivemos e seus problemas, que será publicado em uma coletânea em homenagem aos 100 anos da Teoria da Relatividade. A obra, batizada “Genius: 100 Visions of the Future”, vai ser a primeira impressa em 3D no mundo, e terá o formato do busto de Einstein.

Com sede em Jerusalém, a Fundação Albert Einstein é subordinada à Universidade Hebraica, onde se encontra o arquivo pessoal do físico alemão, com mais de 55 mil itens, conforme uma determinação feita por ele em seu testamento. (informações Glamourama)