10.12.16

SEMPRE A “CORRUPÇÃO!”

EMANUEL CANCELLA -


A bandeira do combate a corrupção foi usada na década de 50 para derrubar Getúlio Vargas que acabou se suicidando. Diziam que no governo de Getúlio existia um mar de lamas. Getúlio  se matou e o mar de lama nunca aflorou. Getúlio criador da Carteira de Trabalho (CTTS) introduziu a CLT que consagrou direitos trabalhistas e previdenciário entre eles: O 13º, férias, o repouso semanal remunerado, a aposentadoria, etc. E foi Getulio que criou a Petrobrás e o Monopólio Estatal do petróleo.

Depois para derrubar o presidente João Goulart, em 1964, diziam que o presidente tinha instalado no país uma ‘república sindicalista’, fazendo alusão a corrupção. Além da Reforma Agrária o governo de Jango pretendia implantar medidas nacionalistas, com uma maior intervenção do Estado na economia, limitando a remessa de lucros ao exterior, estatizando alguns setores econômicos e expandindo o monopólio da Petrobras (2).

Para derrubar Dilma em 2016 alegaram que ela tinha usada pedaladas fiscais, e que ela sabia da corrupção na Petrobrás etc.  Segundo o próprio Congresso Nacional: “Perícia do Senado diz que Dilma não praticou “pedaladas fiscais (1)”. Dois dias depois Congresso nacional transforma pedaladas em lei. Cerca de dezessete governadores no mesmo período da acusação a Dilma teriam praticada pedaladas fiscais(4).

Fonte: