24.12.16

1 - GREVE: PETROLEIROS REALIZAM MOBILIZAÇÕES E ATRASOS PELO BRASIL [VÍDEOS]. 2 - PRÉDIO DA PETROBRÁS PODE ESTAR COM ÁGUA CONTAMINADA POR COLIFORMES FECAIS

Via Agência Petroleira de Notícias -

Com o movimento deflagrado a partir de meia noite desta sexta-feira (23), acontece no Brasil a greve geral dos petroleiros.  No Rio de Janeiro ocorrem paralisações  em várias unidades da Petrobrás, entre bases operacionais e administrativas.


Na parte da manhã aconteceram atrasos no Terminal Aquaviario da Baía de Guanabara (TABG) e  Usina Termelétrica Barbosa Lima Sobrinho ( UTE-BLS).


No Centro de Pesquisa da Petrobrás  (Cenpes), no Rio de Janeiro, por exemplo, petroleiros distribuíram o boletim do grupo de base “Reage Cenpes” e fizeram atraso por duas horas. Mais de 50 pessoas participaram da atividade.

Em unidades administrativas com o Edifício  EDIHB, no Maracanã ocorreram atividades da conscientização da categoria com falações aos trabalhadores e trabalhadoras da unidade.

Na parte da tarde, no Edifício EDISEN, Centro do Rio de Janeiro,  o SINDIPETRO-RJ realizou um 'rolezinho' com a distribuição de balões e apresentação do seu coral que interpretou canções de protesto.

Pelo Brasil o movimento segue firme. Os trabalhadores e trabalhadoras da Refinaria Henrique Lage (REVAP), em São José dos Campos-SP, estão de braços cruzados contra os ataques da Petrobrás aos direitos da categoria no ACT. O Grupo 3 cortou rendição ontem, às 23h. o Grupo 1 e o HA cortaram rendição nesta manhã, 23. O ‘trancaço’ desta sexta-feira na Revap inclui os companheiros terceirizados. Greve com 100% de adesão na refinaria.

No litoral paulista, na Região de Santos, a unidades operacionais como a Refinaria Presidente Bernardes em Cubatão e no Terminal Transpetro.

Os Sindipetro-PA/AM/MA/AP  e AL/SE estão realizando assembleias hoje para definir os rumos do movimento. No Terminal Aquaviario Belém, foi realizado um corte de rendição do turno e adesão do administrativo com atraso até às 10 horas de hoje. Além disso, a  assembleia aprovou greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (26), com avaliações diárias do movimento nacional.

Os trabalhadores exigem uma nova proposta que garanta o reajuste pleno da inflação no salário básico e na RMNR, melhorias no Benefício Farmácia, reajuste no auxílio almoço, entre outros pontos.


***
Prédio da Petrobrás pode estar com água contaminada

Denúncias dão conta de que a água para consumo do prédio sede da Petrobrás – EDISE apresenta altos níveis de contaminação por coliformes fecais, e que por isso os reservatórios do edifício estão recebendo altas dosagens de cloro.

Além disso, circula a informação de que a IMC Saste, empresa contratada pela Petrobrás para fazer a manutenção predial do EDISE, estaria através de seu gerente, Marcelo Portela, apresentando laudos suspeitos que omitem a real situação da qualidade da água armazenada nas cisternas do prédio sede da Petrobrás, que fica localizado no Centro do Rio de Janeiro.

O mínimo que se pede é que gerência do Compartilhado  da companhia cheque essa denúncia em respeito a saúde da população do EDISE.