Via SINPOSPETRO-RJ -
O risco do benzeno para saúde do frentista e as medidas preventivas para evitar a contaminação pelo produto tóxico será abordado no IV Encontro Nacional de Vigilância em Saúde em Postos de Revenda de Combustíveis, que será aberto hoje na Fiocruz.
Nos próximos dois dias, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz(FIOCRUZ) vão debater a exposição dos trabalhadores dos postos de combustíveis e lojas de conveniência ao benzeno e as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a contaminação pelo produto tóxico e cancerígeno. Frentistas do Rio de Janeiro e a diretoria do SINPOSPETRO-RJ ( sindicato da categoria) vão participar nesta quarta-feira(23) do IV Encontro Nacional de Vigilância em Saúde em Postos de Revenda de Combustíveis.
O primeiro dia do evento é voltado especificamente para os frentistas que participaram do projeto “Avaliação da exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis no Município do Rio de Janeiro: uma abordagem integrada para as ações de vigilância em saúde”, da Fiocruz em parceria com o SINPOSPETRO-RJ. A Fundação vai divulgar hoje o resultado final da pesquisa realizada com 175 frentistas, nos últimos seis anos.
O estudo realizado com trabalhadores de postos do Município do Rio de Janeiro foi dividido em duas etapas: na primeira foi avaliada a concentração de benzeno no ambiente laboral; e na segunda o risco do trabalhador quando fica exposto a agente tóxico e a poluição ambiental.
PESQUISA
Um relatório preliminar referente a primeira fase do projeto, realizada entre 2010 e 2012, constatou alterações nos exames clínicos de 28% dos trabalhadores que participaram na pesquisa. Nesta etapa, os exames clínicos foram coletados com empregados de postos que não estavam sujeitos à poluição industrial.
Amostras de sangue desse grupo de trabalhadores foram encaminhadas à Noruega para serem submetidas as novas técnicas de avaliação da exposição ao Benzeno. O resultado das análises será apresentado hoje pela pesquisadora brasileira Isabela Costa, que desenvolveu novas metodologias, relacionadas a área de Toxicogenética.
Todos os pesquisadores envolvidos no projeto estarão presentes na apresentação do resultado final .
REVISTA
Paralelo ao projeto, será lançada, amanhã(24) a edição temática especial da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) sobre o benzeno. O documento faz uma abordagem das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana(Cesteh) nos Estados Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Minas e Santa Catarina para reduzir o risco de contaminação dos trabalhadores por benzeno.
Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ