30.9.16

SINPOSPETRO-RJ REALIZARÁ AÇÕES PARA LEMBRAR DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA EXPOSIÇÃO AO BENZENO

Via SINPOSPETRO-RJ -
O benzeno é uma substância química, contida na gasolina, altamente tóxica e que pode provocar câncer.

Para mostrar a importância do Dia Nacional de Luta contra exposição ao benzeno, que será celebrado na próxima quarta-feira(5), a diretoria do SINPOSPETRO-RJ vai realizar várias ações de conscientização com os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Os diretores vão percorrer os postos e distribuir à categoria panfleto com informações sobre o risco de contaminação pelo benzeno e os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes e doenças no ambiente laboral.
A data, que é celebrada em todo o país, foi estabelecida em homenagem a um trabalhador, que morreu no dia 5 de outubro de 2004, vítima de leucemia mieloide aguda, em consequência da exposição ao benzeno. Ele trabalhou durante 11 anos numa refinaria sem saber que seu organismo estava sendo diariamente contaminado.
Desde a sua fundação em 2005, o SINPOSPETRO-RJ trabalha para conscientizar a categoria e aprovar projetos que reduzam os riscos de contaminação pelo benzeno. A vice-presidente da entidade, Aparecida Evaristo, que integra a Subcomissão de Postos Revendedores de Combustíveis, ajudou a formular o anexo II da Norma Regulamentadora 9, que trata sobre exposição ocupacional ao benzeno em postos revendedores de combustíveis.
A partir de agora, os postos terão que instalar junto às bombas de gasolina sistema de recuperação de vapores. Também fica proibido abastecer o veículo, após o acionamento da trava de segurança da bomba, bem como usar flanelas, estopas e tecidos similares para conter respingos e extravasamentos de combustíveis líquidos contendo benzeno. Essas medidas constam no anexo II da NR 9.
PESQUISA BENZENO
Para verificar o grau de exposição dos trabalhadores ao benzeno, o sindicato firmou parceria com a Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz), que desde 2010  desenvolve o projeto   “Avaliação da exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis no Município do Rio de Janeiro: uma abordagem integrada para as ações de vigilância em saúde”.
Cento e setenta e cinco trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência de várias regiões do Município do RJ participaram da pesquisa, que foi realizada em duas etapas: a primeira  entre 2010 e 2012 e a segunda fase entre 2013 e 2016.
O relatório final da pesquisa será divulgado pela Fiocruz em novembro, quando também será lançada uma edição temática especial da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) sobre o benzeno.
Para alertar os trabalhadores e consumidores sobre os perigos a que estão expostos durante o abastecimento dos veículos, o SINPOSPETRO-RJ realiza todos os anos a Semana Estadual de Segurança e Saúde nos Postos de Combustíveis. A campanha tem por objetivo promover a conscientização e prevenir a categoria contra riscos de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ.