12.9.16

HOJE É O DIA DECISIVO PARA O "TODO PODEROSO" EDUARDO CUNHA; A "GUERRA DO RIO": AMIGO DOS AMIGOS INVADE MORRO DO TURANO (RJ), TRAFICANTES REAGEM

ALCYR CAVALCANTI -


Depois de onze meses de manobras, casuísmos, conchavos e ameaças o deputado Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados pode ser cassado e perder seus direitos políticos, e provavelmente encerrar sua carreira. Mas para ele e seu grupo nem tudo está perdido, manobras e encontros furtivos estão sendo efetuados na calada da noite e nos gabinetes palacianos para nada mudar. Cunha era (ou é ) uma espécie de eminencia parda de um grupo influente de parlamentares nos bastidores de Brasília. Muitos deputados e senadores e dizem também altos mandatários da nação tem perdido o sono com medo do imenso arquivo que o deputado possui sobre algumas situações pouco ortodoxas, dossiê  acumulado  desde os tempos em que Eduardo Cunha era presidente da TELERJ.

Mas existem alguns fatores que poderão complicar o tão aguardado julgamento. Cunha vai ser julgado em uma segunda feira, dia tradicionalmente de folga para os nobres representantes do povo que se sentem extenuados após a habitual folga do final de semana, que para alguns vem desde a quinta feira, embora a quase totalidade dos habitantes da terra trabalhem sábados, domingos enfim a qualquer dia e a qualquer hora, para sustentar suas famílias. O atual presidente da Câmara o deputado Rodrigo Maia-DEM ameaça punir com corte de salários aos deputados faltosos para enfim dar um final à "Novela Cunha". Haverá necessidade de um quórum de 257 deputados, embora alguns defendam a tese da necessidade do comparecimento de no mínimo 400 deputados e o grupo de Cunha trabalha para que todos, ou quase todos fiquem em suas mansões distribuídas pelo imenso Brasil usufruindo as benesses que nosso dinheiro vai proporcionar para aqueles que de fato não representam ninguém, a não ser eles mesmos.

AMIGOS DOS AMIGOS INVADE MORRO DO TURANO, TRAFICANTES REAGEM

A rede criminal Amigos dos Amigos-ADA invadiu o Morro do Turano no Rio Comprido para tomar pontos de venda de drogas que abastece os consumidores de parte da Tijuca, Centro e Rio Comprido. O Turano é dominado pela rede criminal Comando Vermelho-CV, a mais antiga facção do Rio de Janeiro que ainda domina a maioria das "bocas de fumo" do estado, embora tenha perdido vários pontos para a ADA e também para o Terceiro Comando-TC.

A ADA foi criada a partir de uma dissidência do Comando Vermelho por Ernaldo Pinto de Medeiros o  que dominava as vendas no Morro do Adeus e parte do Complexo do Alemão. A facção tem tido grande expansão no estado, e domina pontos estratégicos como a Rocinha, São Carlos e Caju entre outas localidades. Um grupo tendo como base o Morro de São Carlos com fortalecimento de bandidos da Rocinha invadiu o Morro do Turano durante a madrugada de domingo causando pânico entre moradores da região. No domingo no final da tarde bandidos tentaram fugir para morros vizinhos e trocaram tiros com viaturas policiais. O transito de uma das principais vias de acesso a Avenida Paulo de Frontin e o Viaduto que dá acesso ao Túnel Rebouças ficou caótico, com carros na contramão e motoristas abandonando seus veículos em desespero. Moradores trocavam mensagens pelas redes sociais aconselhando as pessoas a se proteger, uma delas dizia "Por favor aqui está uma guerra, não saiam de casa". O pânico foi  instaurado em toda a região, que tem uma das maiores universidades particulares a Estácio de Sá que suspendeu as aulas hoje segunda feira e também assustou os pacientes da Casa de Saúde Portugal, na Rua do Bispo. Policiais do BOPE  estão no local. As bocas de fumo do Turano estão sob o controle de um "frente" do Comando Vermelho, Barbosa que dá as ordens de dentro do Presídio. para o narcotraficante Junior que comanda 120 homens bem armados.