ALCYR CAVALCANTI -
Com milhares de agentes da Força Nacional, Exército, Marinha, Aeronáutica, Policias Federal, Militar e Civil e com apoio da Guarda Municipal e serviços de segurança de vários países começaram os Jogos Olímpicos de 2016. O Palácio do Itamaraty ficou com uma proteção jamais vista com ruas isoladas desde a Central do Brasil com centenas de agentes de segurança com apoio de blindados e helicópteros para proteger mais de 40 chefes de estado e seus representantes que serão recebidos pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Presidência da República, Interino Michel Temer. Uma parte da Avenida Presidente Vargas também está interditada. O Ministro José Serra das Relações Exteriores teve encontro com o Secretário de Estado John Kerry para melhoria de relações comerciais. François Hollande da França veio para tentar levar os Jogos Olímpicos para seu país.
Manifestantes que fizeram protesto contra o presidente interino Michel Temer, e contra os governo estadual e seu governador interino Francisco Dornelles e o prefeito Eduardo Paes na Praça Afonso Pena na Tijuca foram reprimidos com violência com bombas de gás e jatos d'agua.
Eles tentaram se dirigir até o Maracanã mas foram impedidos por forte esquema de segurança. A Estação Afonso Pena do Metro também foi fechada para evitar depredações.