18.9.15

ATO PELO FIM DO BLOQUEIO A CUBA

ALCYR CAVALCANTI -


O Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba organizou anteontem, dia 16 de setembro, no auditório da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro um Ato de Solidariedade ao povo cubano e pediu o fim do bloqueio imposto pelo governo americano, que tem prejudicado imensamente a população da ilha.

Nélida Hernandez representante do corpo diplomático de Cuba fez uma exposição sobre o avanço das negociações. Em apenas três dias de sanções o prejuízo é enorme, equivalente a todo material escolar necessário para as escolas do país.

O bloqueio foi imposto pelos Estados Unidos desde 1962, ainda na Guerra Fria. A partir daí penas e sanções mais severas foram aplicadas. Em 1992 o Congresso dos Estados Unidos criou a "Lei Torricelli" invocando a Lei de Segurança que reunia medidas para um isolamento de Cuba da comunidade internacional. Esta norma visa impedir o livre comércio de Cuba com outros países.

O que de fato existe, de acordo com as normas internacionais é um bloqueio total para dificultar a economia do país, e não um simples embargo econômico, pois o governo cubano não cometeu nenhum delito contra a nação norte americana.

O bloqueio tem sido contestado pela maioria de países signatários das Nações Unidas, e 188 nações votaram em 2014 pelo fim das sanções, e o presidente Barack Obama tem sido favorável ao reatamento das relações comerciais. Parlamentares de vários países, inclusive do Brasil, independente do partido político a que são filiados,  assinaram um documento de solidariedade a Cuba dirigido ao Congresso norte americano, no qual pedem o fim do bloqueio e o retorno ao livre comércio entre os povos.