19.5.15

BRASIL PERDE ATÉ PARA O IRÃ NO RANKING DA EDUCAÇÃO. ESSA TAL PÁTRIA EDUCADORA É MAIS UMA MENTIRA LULA-LÁ/DILMA/PT BOQUINHA

ROBERTO MONTEIRO PINHO - 


O Brasil ficou na 60.ª posição no ranking mundial de educação, divulgado no dia 13 de maio, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Foram avaliados 76 países - um terço das nações do mundo - por meio do desempenho de alunos de 15 anos em testes de Ciências e Matemática. 

Apesar de estar entre os países com pior desempenho, a organização avaliou no relatório que o Brasil tem grande potencial de crescimento econômico se conseguir proporcionar educação básica universal para todos os adolescentes de 15 anos. 

No ranking, o Brasil aparece com desempenho pior do que o de países como o Irã (51.º), que enfrentou uma guerra de grandes proporções nas últimas décadas, e os vizinhos Chile (48.º) e Uruguai (55.º), que têm economias mais fracas do que a brasileira. 

Outros três sul-americanos ficaram entre os 15 piores colocados na avaliação: Argentina (62.º), Colômbia (67.º) e Peru (71.º). No ranking de 2012, que avaliou 65 países, o Brasil havia ficado em 58.º lugar. 

As cinco melhores colocações ficaram para países asiáticos, Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão e Taiwan, na sequência. Nas três piores posições do ranking estão Gana, África do Sul e Honduras. 

O relatório apontou que no Brasil “Apesar de praticamente todas as crianças entre 7 e 14 anos de idade ingressarem nas escolas no começo do ano, nem todos continuam até o final. Eles abandonam porque o currículo escolar não é atrativo, porque precisam trabalhar ou por ter dificuldade em acompanhar as aulas. 

Na verdade a educação faz com que o homem adquira cidadania, conhecimento dos seus deveres e seus direitos. Qualificar um povo de conhecimento é um dever de estado e precisa ser cobrado veementemente do governo.