23.1.14

LULA E DILMA: HORAS DE CONVERSAS. VETOS E DESAFETOS, SEM ACORDO. FHC DERROTOU SERRA DUAS VEZES, ALCKMIN, AGORA DERRUBARÁ AÉCIO

HELIO FERNANDES –

Demoraram para esse encontro, o primeiro deste presidenciável 2014. Nem o ex nem a atual, pretendiam o encontro que tinha todas as características de desencontro. Mas agora é impossível jogar tudo para mais bem tarde, existe um fato que não dá para protelar: a reforma ministerial.

Nomes do PMDB, dividem Lula, Dilma e Temer

Não apenas do maior partido brasileiro, mas também do próprio PT, que pertence mais a Lula do que a Dona Dilma. Dona Dilma quer que o PMDB fique com os cinco ministérios, oferece mais alguns penduricalhos. Mas mesmo esses cinco que estão nos cargos, precisam passar pelo crivo da presidente, mesmo que recebam o apoio de Lula.

Alguns Ministros, pelo menos oito ou dez, nem um problema. São chamados de Ministros, é o lugar comum, nada de controvérsia. A primeira rusga ou ruga na face da madame, surgiu em duas versões até tumultuadas. Mercadante Chefe da Casa Civil. Veto frontal, o atual Ministro da Educação já foi protegido do ex quando pediu “demissão irrevogável” de líder no senado. E derrotado duas vezes para governador, ficou no ostracismo.

Lula pensa (?) em 2014 mas também em 2018

Só que agora Lula não se lamenta que Mercadante foi um poste derrubado duas vezes, sua preocupação agora é outra. Quando Dona Dilma falou em Mercadante Ministro da Casa Civil, Lula perguntou: ”Ele não iria trabalhar na tua reeleição?”. Lula já imaginava que indo para a Casa Civil, Mercadante poderia ficar na vez para 2018. Principalmente porque além do próprio Lula, o PT não tem mais ninguém. Haddad foi lançado para 2022.

Dona Dilma tomou coragem, respondeu: “Tenho compromisso com ele para substituir a Gleisi”. Lula não confirmou, sabia que havia perdido, mas disse: “Depois conversamos sobre esse cargo”. Mas Dona Dilma “vazou” logo a escolha. O que irritou mais ainda o ex-todo-poderoso, que não quer esperar cinco anos, sem saber que está enfrentando uma incógnita.

Lula e Temer, jogam no mesmo time, sem Dilma

Ela não quer de maneira alguma preencher o Ministério da Integração Nacional. Por ser importante e por causa da indicação de Renan. Acontece que Temer e Lula têm compromisso com esse paraibano, que apóia a reeleição de Collor para o senado. É que este pode perder para a maior liderança feminina das Alagoas. A ex-senadora Heloisa Helena, destacada. É presidenciável com oito milhões de votos.

Para a Transpetro, outra indicação de Renan

Está lá há anos, desde que não se reelegeu senador pelo Ceará, inconsciência e inconseqüência de Jereissati e Ciro Gomes, os três eram intimíssimos. Os outros dois foram governadores, o terceiro foi traído e vetado.

E a Transpetro, uma potência. A cúpula do PT esperava todas as confusões, não o veto de Lula a Dona Dilma para satisfazer Michel Temer. Mas não é só isso. Existem divergências sérias e graves para 2014 mesmo.

Alstom e Siemens, corrupção parcelada

O PSDB que tanto criticou o PT por causa do mensalão, inovou de uma certa forma, até mesmo na corrupção. Todos que desde 1994 se revezam no governo paulista, acumularam fortunas, enriquecendo, não de uma vez, mas o que passou a ser chamado de “parcelão”. O “mensalão” é uma invenção mineira do PSDB de Minas.

Propinas altíssimas

O valor desse “parcelão”, dezenas de vezes mais alto do que o “mensalão”. Com uma característica diferente. Foram os próprios corruptores, a Alstom e a Siemens, que denunciaram a própria desonestidade, e o pagamento parcelado. E continuaram ganhando concorrências e licitações.

Por que a auto-denúncia?

Foram anos e anos de pagamento de propinas, fortunas notáveis, que iam sendo entregues aos corruptos do PSDB de São Paulo, em altíssimas parcelas. No PSDB, o único que praticou essa inovação mesmo, foi FHC.

Pagou à vista, não restringindo essa corrupção-doação ao próprio partido. Como o que interessava a ele era a reeleição pela primeira vez na história, pagava a todos. Não por amor e respeito à igualdade, mas pela totalidade dos votos que precisava para continuar fingindo de presidente.

Alunos da Gama Filho são presos

Quem foi o autor dessa ordem? Apesar de ruinosa, patética e remota, a justiça não costuma praticar esses equívocos. Mandar prender as vítimas? Por que não prendem os sócios desse estranho grupo Galileu?

E o Ministério Público, por que não determina, imediatamente, a perda da liberdade desses proprietários? E os advogados que estão por trás do biombo do grupo Galileu?

E a OAB, em silêncio

Esse órgão tido e havido como importante, devia investigar se existem mesmo advogados no grupo Galileu. Advogados que se transformaram em negocistas. Se não for verdade, comunicam à opinião pública. E os mais de 10 mil alunos sem Faculdade?       
     
Chamem o “passe livre”

A partir de 6 de junho, multidões foram às ruas, por causa de um aumento de 20 centavos nos ônibus. Haddad e Alckmin, em pânico. Agora, os mesmos “governantes” só que do Estado do Rio, reduzem o IPVA dos ônibus em 50 por cento. Essa monstruosidade pode colocar na conta de Serginho cabralzinho filhinho. O que ele nem imagina: nenhum calendário tem apenas um 6 de junho.

Os presidenciáveis do Psol

Desde logo, o partido indicou Randolfe Rodrigues, como presidenciável. Dois motivos. 1 – É um bom candidato, já no primeiro ano em Brasília, grande destaque. 2 – Como seu mandato de senador vai até 2018, carrega as baterias eleitorais do partido, e continua mais quatro anos como senador.

Luciana Genro, vice obrigatória

Mas desde o início, Randolfe não queria Luciana como vice. A razão? Tanto faz no caso ser candidato a presidente ou a vice, pelo nome o Psol lançaria dois nomes. Escrevi muito e insisti, que a chapa já estava consolidada. Randolfe resistiu mas cedeu. É uma boa chapa, pode ter votação bem razoável.

Djokovic e Murray fora da Austrália

Dois dos quatro jogadores que dominaram o tênis por mais de dez anos, foram eliminados. O sérvio depois de 14 vitórias, foi justamente suplantado pelo suíço Wawrinka. Excelente.

E Federer que vinha jogando muito bem, ganhou do escocês até com certa facilidade. Hoje enfrenta Nadal para ver quem chega à final. Como costumam dizer “é a final antecipada”, para 50 milhões de pessoas que gostam de tênis.