29.1.14

É ISSO! CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE SOBRE O "NÃO VAI TER COPA"

Por Ivana Bentes -

"O capital teme perder o controle da narrativa! Não vai ter Copa! Um meme que pira a direita, a esquerdona clássica e o governo ao seu simples enunciado! Os partidos, a esquerda, a Midia corporativa, o governo vão errar de novo (como erraram feio no inicio das Manifestações em Junho de 2013) com a histeria repressora e condenatória diante das manifestações e agora diante de um "simples enunciado" que só tende a se amplificar. 



Mesmo que aconteçam todos os jogos, ainda não entenderam a justeza do "Não vai ter Copa!" Não a que estava planejada pela FIFA, não a Copa ufanista da Globo, não a Copa que será defendida por 10 mil policiais contra o direito de manifestação, não a Copa da violação dos Direitos Humanos, não a Copa que vai proibir o comércio popular, não a Copa da bolha imobiliária e das obras milionárias, não a Copa que esta expulsando os moradores das favelas, não a Copa da histeria de segurança e de todos os retrocessos em nome da Copa!

O "Não vai ter Copa" é uma "palavra de ordem" no seu sentido mais profundo e dos mais poderosos. Um ato de fala diante do qual, sua simples enunciação produz uma "transformação incorporal". Como quando alguém diz "isto é um assalto" ou "isto é um sequestro". Para quem não tem o monopólio da força, nem a Midia-Estado, o ato de fala e a palavra de ordem podem fazer um estrago politico e tanto, como um ato de resistência e de criação. O ato de fala institui ou altera um estado de coisas pela simples declaração de que elas existem.

P.S. Os "idiotas da objetividade" como dizia Nelson Rodrigues são os que não conseguem ver que pós Junho de 2013 o Brasil provou que não existe incompatibilidade entre torcer pelo Brasil no futebol e fazer politica!

P.S.2 O "não vai ter Copa" alarga o campo da democracia no Brasil ao explicitar o dissenso, ao arriscar pensar diante de um fato consumado e de um processo (esse sim autoritário) que colocou todos os interesses (empresariais, lobbystas, midiáticos) a cima de direitos básicos. Vai ter Copa sim, mas não vai ter a Copa sonhada pela policia de ordenamento e pelo ufanismo e desenvolvimentismo ultrapassado. Vamos literalmente "torçer" o sentido! Torçamos!"