12.8.19

SIRO DARLAN: "O JUDICIÁRIO É A ÚLTIMA INSTÂNCIA DA DEMOCRACIA", EM ENTREVISTA AO TRIBUNA NA TV

ILUSKA LOPES -


O desembargador Siro Darlan,  membro da Associação Juízes para a Democracia, jornalista, colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, é o convidado da semana do programa TRIBUNA NA TV, vai ao ar na TVC-Rio, quarta-feira (14) a meia noite, canal 6 da operadora NET.

Atuando há vários anos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, formado em Direito da Comunicação Social na Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal. Siro Darlan nasceu na cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba, foi diretor adjunto de Cidadania e Direitos Humanos na área da Infância e Juventude da Associação de Magistrados Brasileiros, de 1998 a 2002; ocupou a vice-presidência do CEDCA (Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente), em 2005.

Desde 2004, Siro Darlan é desembargador do TJ-RJ, na 7ª Câmara Criminal. Recebeu ao longo da vida pública 27 condecorações, entre elas, a Menção Honrosa do Prêmio USP de Direitos Humanos de 2005 e o Prêmio Arco-Iris dos Direitos Humanos, em 2006. Atuando na Associação Juízes para a Democracia ao lado de outros juízes, vêm denunciando principalmente o racismo e o abandono de crianças e adolescentes.

Durante a entrevista o desembargador falou de diversos temas importantes da democracia brasileira: imprensa, executivo, legislativo, judiciário, Sérgio Moro, Glenn Greenwald, violência, Criança e Adolescente, polícia, trabalho infantil, economia, Lei Maria da Penha, Bolsonaro, internação compulsória, saúde, regulamentação das drogas, Flamengo, políticas públicas, etc.

Com aproximadamente 30 minutos de duração, o programa TRIBUNA NA TV é apresentado pelo jornalista Daniel Mazola, produzido pelo jornal Tribuna da Imprensa Livre. Confira a entrevista: