14.8.19

PUTIN: DA KGB DA UNIÃO SOVIÉTICA, A PRESIDENTE DA NOVA RÚSSIA

HELIO FERNANDES -


Essa transformação atordoante e revoltante está completando 20 anos. O mesmo Putin dominou a KGB ditatorial e sem qualquer restrição ( ou punição) assumiu a presidência da antiga (e que se anunciava como nova) Rússia.

Toda essa contradição nada democrática, começou com a traição de Gorbachov, presidente da União Soviética, que governou mais para os americanos do que para os russos. (Soviéticos). Depois da traição e da ligação com os americanos, Gorbachov foi morar nos UEA, cumprindo as ordens que recebia pessoalmente.

Os EUA tinham um projeto de desmoralizar até a lembrança da União Soviética, que chegou a ser potencia mundial, para então reviver a Rússia, dominada (disfarçada) pelos EUA. Mas lidando com traidores irresponsáveis, as coisas não podem dar certo.

Gorbachov passou a presidência a Ieltsin, bêbado de cair pelos salões, desrespeitado por todos e por ele mesmo. Em 1999, inacreditavelmente, entregou oficialmente a presidência da Rússia, ao Putin da KGB. Agora se completam 20 anos no Poder, sem nenhuma eleição verdadeira. E Putin ainda tem mais "4 anos de mandato".

É tão violento e autoritário na Rússia como era na União Soviética. Só que o povo se revolta, ha mais de 15 dias, manifestações contra Putin, no total milhares de prisões.

PS- A Rússia, maior produtora de petróleo, (se juntar o liquido e o gás) é um perigo e um tormento externo e interno.

PS2- Os maiores comentaristas do mundo, perguntam sem resposta: como Putin conseguirá se  manter mais 4 anos no Poder.

PS3- Para terminar: o que se fala sobre corrupção gigantesca não pode ser boato ou rumor. Envolvendo o próprio Putin, e a fortuna que ele gastou, para financiar a "vitoria" de Trump.