REDAÇÃO -
Evento ocorre em Recife/PE nos dias 11, 12 e 13 de junho, já a submissão de trabalhos está aberta até 15 de maio.
O V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário divulgou esta semana a programação geral do evento, que ocorre entre os dias 11 e 13 de junho, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, no Recife/PE. Para participar, faça a inscrição gratuita no site da Fundacentro. O prazo para o envio de trabalhos é 15 de maio. Podem ser enviados projetos, ações e estudos sobre prevenção de acidentes e doenças nesse setor.
As atividades realizadas durante o Congresso pretendem avaliar e debater a aplicabilidade das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR 29) e Aquaviário (NR 30). Outro objetivo é promover o intercâmbio de informações técnico-científicas relativas à SST nesses setores e as interfaces com as inovações tecnológicas.
A submissão de trabalhos e as palestras já previstas são fundamentais para esse processo. Assim será possível socializar as experiências exitosas sobre prevenção de acidentes e doenças nessas áreas.
Os interessados em submeter trabalhos devem enviá-los por e-mail (vcongresso2019@fundacentro.gov.br), seguindo as normas de formatação. As modalidades de apresentação serão oral, E-pôster (pôster digital) e vídeo. Os artigos devem conter de 12 a 15 páginas e irão compor os anais na categoria “artigo completo”. Os pôsteres e vídeo também estarão nos anais, na categoria “resumo expandido”, que deverá ter 5 ou 6 páginas. Veja as orientações completas no site do congresso.
Programação - A conferência de abertura do V Congresso abordará questões abrangentes sobre a segurança e saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário. O palestrante será o procurador do Trabalho da 1ª Região/RJ, Augusto Meirinho, que atua na Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário do Ministério Público do Trabalho – MPT.
No primeiro dia, ainda estão previstas discussões sobre capacitação e qualificação dos trabalhadores portuários e gerenciamento de riscos operacionais em terminais de contêineres, além da apresentação de E-pôsteres e trabalhos orais.
Em 12 de junho, as palestras, pela manhã, abordarão a atuação da Comissão Permanente Nacional Portuária e a Aplicabilidade da NR 29; segurança nas hidrovias; uniformização e atualização das cargas perigosas; transporte aquaviário e planos de emergência; acidentes por escalpelamento. No período da tarde, os temas serão a contribuição normativa da Marinha; o trabalho em navios de cruzeiros; além da apresentação de E-pôsteres e trabalhos orais.
No último dia, pela manhã, serão tratadas questões como a fiscalização do trabalho aquaviário; as condições de trabalho nas atividades da pesca e mergulho; acidentes do trabalho no setor pesqueiro; aposentadoria especial dos trabalhadores portuários; SST nas plataformas de petróleo; e organização do trabalho e sofrimento psíquico, além da apresentação de trabalhos orais.
Já no período da tarde haverá a apresentação de E-pôsteres e conferência de encerramento com duas palestras. A primeira sobre saúde do trabalhador portuário e aquaviário pela coordenadora geral de saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, Karla Baêta. A segunda sobre o cenário atual e perspectivas do sistema portuário brasileiro, pelo especialista em Gestão Portuária e secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni e Silva.
Saiba mais:
V Congresso Nacional de Segurança
Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário
Data: 11, 12 e 13 de junho de 2019.
Local: Mar Hotel Conventions
Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife/PE.
Fonte: Fundacentro