7.11.18

101 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA!

LUCAS RUBIO -

Em 7 de novembro de 1941 - aniversário da Revolução Russa, ao invés de se desesperar com o clima de guerra e com as forças alemães que chegavam em Moscou, o povo saiu as ruas para comemorar a vitória do socialismo em 1917 e foi realizada a parada militar que entraria para a História pois os homens marchavam da Praça Vermelha direto para a linha de frente. Para muitos, aquela foi a última parada militar que participaram.
Há exatos 101 anos, em 7 de novembro de 1917 os revolucionários bolcheviques chegavam ao poder na Grande Rússia! A História do mundo mudava a partir dali.

A data marca a tomada do Palácio de Inverno pelos bolcheviques e o fim do Governo Provisório. O palácio, que por centenas de anos foi a residência do monarca, ficava em Petrogrado (antiga São Petersburgo e depois renomeada para Leningrado) e era a sede do Governo Provisório, estabelecido após aqueda do czar. Esse governo era extremamente impopular e mantinha a Rússia na Primeira Guerra Mundial, contrariando os anseios do povo e governando a favor das classes dominantes.

Na noite de 7 de novembro de 1917 caiu o Governo Provisório e, sob a liderança do grande Lenin, os bolcheviques ascenderam ao poder, colocando os sovietes (conselhos de trabalhadores) como órgãos de poder. Medidas de estruturação econômica e social começaram imediatamente, como a expropriação de terras. Os lemas "Paz, pão e terra!" e "Todo poder aos sovietes!" eram os guias das primeiras ações do Poder Soviético.

Era a primeira vez na História da Humanidade que o povo ascendia ao poder e a reação dos reacionários internos e externos foi a Guerra Civil de 1918 a 1921, causada pela invasão de dezenas de países que visavam destruir a experiência socialista. Contrariando todas as expectativas, o Exército Vermelho, braço armado do povo e do Partido Comunista, venceu a Guerra!

A fundação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1922 é o fruto direto da Vitória de 1917 e 1921. A URSS foi o primeiro Estado socialista do mundo!

As décadas seguintes seriam tão agitadas quanto os anos da Revolução, a construção socialista, a industrialização, a redistribuição de terras, o combate aos inimigos do povo, a campanha gigantesca de educação e elevação do nível intelectual da população foram momentos que deixaram profundas marcas na História do povo soviético. Entre 1941 e 1945 a URSS sofreria com a Segunda Guerra Mundial até sua triunfal vitória sobre a besta fascista.

A Revolução Russa foi o estopim das Revoluções em todo o mundo durante o século XX e até hoje segue sendo uma inspiração incomparável. Os eventos de 1917 na Rússia mudaram totalmente a História da Humanidade e é uma das maiores vitórias de nossa espécie.

VIVA A REVOLUÇÃO RUSSA!

* Lucas Rubio - Presidente do Centro de Estudos da Política Songun-Brasil, coordenador do Núcleo de Política Internacional da Tribuna da Imprensa Sindical