4.10.18

O JORNALISTA E ESCRITOR MÁRIO AUGUSTO JAKOBSKIND DEIXA COMO LEGADO A ÉTICA E A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA

ANDRÉ MOREAU -

O companheiro das boas lutas socialistas, Jornalista e Escritor, Mário Augusto Jakobskind (1943-2018), partiu antes do combinado (4/10). Deixa a Professora Elza, viúva. O velório terá início às 10 horas na Capela 1 do Cemitério São João Batista. O enterro ocorrerá das 13 às 15 horas.

Jakobskind foi Presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), tendo fundado em 2003 ao lado do Confrade Daniel Mazola, dentre outros, o Núcleo do Jornal Brasil de Fato RJ.

Em 17/06/2013, o 'jornalismo alternativo' foi homenageado na ABI, durante a gestão de Maurício Azêdo. Jakobskind, então presidente da Comissão de Defesa da LIDH e o conselheiro e secretário da Comissão Daniel Mazola, receberam Moções de Congratulações e Louvor da Câmara dos Vereadores do RJ pelo destacado trabalho para democratizar a comunicação e a cultura no país. A partir da esquerda: Daniel Mazola, Renato Cinco (vereador, propôs a homenagem), Nilton Viana (editor do jornal Brasil de Fato, recebeu medalha Pedro Ernesto), Mário Augusto Jakobskind e o indígena Asha Ashaminka (Crédito: Mauricio Scerni)
Ao lado do autor deste artigo e do Jornalista e Escritor José Louzeiro (1937-2017), trabalhou na Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Participou da criação do movimento “Jornalistas contra o golpe” e posteriormente ocupou a posição de vice-Presidente de Louzeiro na Chapa Villa-Lobos, impedida arbitrariamente pela atual diretoria presidida pelo Sr. Domingos Meirelles, de concorrer à direção da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no pleito de 2016-2019.

O gigante das boas lutas Mário Augusto Jakobskind, foi Coordenador de História do “IDEA” Programa de TV do Canal Universitário de Niterói (UFF). Colaborou com os blogs Jornal da ABI e Tribuna da Imprensa Sindical, até o dia de sua partida 4/10.

Mário Augusto Jakobskind abriu espaço dentro e fora do País visando denunciar “Violência política e corrupção” (título de um dos seus livros - 1979), praticada por agentes das ditaduras implantadas no Brasil, na América Latina e no Caribe.

Em seu retorno ao Brasil durante a ditadura empresarial/militar, deflagrada em 1º de abril de 1964, mesmo diante das ameaças do regime, Jakobskind não abriu mão da sua posição de repórter de política, tendo denunciado inúmeras práticas terroristas no Brasil.

Começou no jornalismo nos anos 60. Formou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (1971). Foi editor da área internacional do Jornal “Tribuna da Imprensa”; correspondente da “Rádio Centenário de Montevideo”; correspondente do Jornal “La Juventud” (Uruguai); colunista do “Bafafá”; correspondente do Jornal “Pátria Latina”; correspondente da Agência de Noticias “Alternativa Cone Sur Press”; colaborador da Revista “Liberacion” (Suécia); redator da Revista “Prisma” (Agência Prensa Latina - Havana Cuba); repórter da “Folha de São Paulo”; chefe de redação do Jornal “Versus”; colaborador do “Correio do Povo” (Porto Alegre); colaborador do Jornal “O Pasquim”; editor de noticias, comentarista internacional e apresentador do Programa “Tome Ciência Internacional”, da Rádio “Roquette Pinto”; trabalhou na Rádio “Jornal do Brasil” (Rio de Janeiro); colaborador da Revista “Cadernos do Terceiro Mundo”; trabalhou na Editora “Bloch”; trabalhou no Jornal “Brecha”; membro do conselho editorial do Jornal “Brasil de Fato” e; do conselho da EBC - Empresa Brasil de Comunicação.

Dentre os livros que escreveu, cumpre destacar os seguintes títulos: “A pesar Del bloqueo - um periodista brasileiro em Cuba”; “A PESAR DEL BLOQUEO 50 AÑOS DE REVOLUCION”; “CUBA APESAR DO BLOQUEIO” com prefácio de José Louzeiro; “A HORA DO TERCEIRO MUNDO”; “A AMÉRICA QUE NÃO ESTÁ NA MÍDIA”; “TIM LOPES FANTÁSTICO IBOPE” e “PARLA!”

“Por essas e muitas outras,” como dizia Mário Augusto Jakobskind, ele sempre estará PRESENTE!

---
*André Moreau, é Professor, Jornalista, Cineasta, Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes (Pastoral IDEA), Diretor do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê – Canal Universitário de Niterói e Coordenador da Chapa Villa-Lobos – ABI – Associação Brasileira de Imprensa, arbitrariamente impedida de concorrer à direção da ABI nas eleições de 2016-2019. jornalabi.blogspot.com

---
Leia também:

A IMPRENSA LIVRE ESTÁ DE LUTO, MÁRIO AUGUSTO JAKOBSKIND, PRESENTE!