15.10.18

ATO NA CINELÂNDIA REÚNE MILHARES E DISTRIBUI MIL PLACAS EM HOMENAGEM A MARIELLE FRANCO; MANGUEIRA ESCOLHE SAMBA DO CARNAVAL E HOMENAGEIA VEREADORA ASSASSINADA

REDAÇÃO -


Um ato na Cinelândia neste domingo 14 reuniu milhares de pessoas contra a retirada da placa de rua que homenageava a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em março. A placa foi quebrada recentemente por dois homens que acabaram se elegendo este ano pelo partido de Jair Bolsonaro: Daniel Silveira (PSL) e Rodrigo Amorim (PSL), respectivamente deputado federal e estadual pelo estado do Rio de Janeiro.

Com gritos de "Ele, não" e "Ditadura nunca mais", a manifestação distribuiu mil réplicas de placas de rua com o nome de Marielle. A iniciativa de confeccionar as novas placas foi do Sensacionalista, site de humor com notícias fictícias.

A campanha, realizada pelo Catarse, "conseguiu um resultado quase 2000% vezes maior do que o esperado. A arrecadação foi encerrada ontem e, até hoje pela manhã, as doações já somavam R$ 39.743. O objetivo inicial era conseguir R$ 2 mil, que seriam usados para a confecção de 100 placas. Em 20 minutos ele foi atingido", informou a página. "No total, 1569 pessoas físicas e jurídicas doaram".

No Facebook, o texto de chamamento para o ato da Cinelândia dizia: "Destruíram a placa que fizemos para homenagear Marielle Franco, a nossa Mari. Mas não temos tempo de ter medo. Eles destroem uma placa, nós fazemos mil. Eles querem o medo, nós vamos garantir a democracia". (via Rio247)

***
MANGUEIRA ESCOLHE SAMBA DO CARNAVAL E HOMENAGEIA MARIELLE FRANCO

A Estação Primeira de Mangueira escolheu na noite deste sábado (13) o samba-enredo que irá apresentar na Marquês de Sapucaí em 2019. A letra propõe recontar a história do Brasil e cita o nome da vereadora Marielle Franco, morta a tiros no dia 14 de março no Rio, segundo informa reportagem do G1. 

"Fomos campeões na Mangueira. Pela memória de Marielle e [o motorista] Anderson Gomes e toda luta que ainda virá. São verde e rosa as multidões", escreveu Tomaz Miranda, um dos compositores do samba, celebrando a escolha em nas redes sociais.

No carnaval de 2019, a Mangueira levará para a Sapucaí o enredo "História pra ninar gente grande", de autoria do carnavalesco Leandro Vieira.